A dúvida sobre, quando o ensino do inglês para crianças deve começar, permeia a cabeça de muitas famílias. Ao fazer uma pesquisa na internet, você pode encontrar diversas opiniões, tanto a favor quanto contra o aprendizado dessa língua logo nos primeiros anos de vida. Mas, de qualquer forma, é importante compreender que essas opiniões tendem a convergir para o que já foi cientificamente comprovado.
Há muito tempo, a ciência estuda o nosso comportamento e o desenvolvimento do corpo humano. É esse tipo de informação tão valiosa que permitiu que um conjunto de dados fossem reunidos para guiar as decisões dos pais e dos educadores. Isso possibilitou, inclusive, o melhor entendimento do processo de aprendizagem das crianças.
Continue acompanhando essa postagem da Creche Jardim Ocêanico para saber mais sobre o assunto.
A importância do inglês na vida das crianças
Aprender uma segunda língua é algo que deixou de ser um diferencial na vida dos adultos e passou a ser algo esperado, seja no mercado de trabalho, seja na rotina social. Em um mundo conectado graças à tecnologia, o inglês desempenha um papel muito significativo.
Pesquisas apontam que o inglês é a língua dos negócios — ainda que apenas 1% da população brasileira seja fluente no idioma. Para quem pensa que esse é um assunto muito distante da vida de uma criança, vale lembrar que o aprendizado é facilitado em um momento no qual o cérebro infantil tem uma maior quantidade de sinapses. Ou seja, está propenso a assimilar informações e conhecimento.
Mas a importância do inglês para uma criança não é algo a ser pensado avaliando apenas como um ponto que pode vir a ter um impacto no futuro profissional. O que se pode perceber é que o idioma permeia muitos universos, como as artes, o cinema e a música.
Além disso, estamos envolvidos em um universo que valoriza a língua inglesa. Palavras e expressões de tal idioma são utilizadas como ferramenta publicitária e referência para o mercado econômico. Por isso, ter um conhecimento sobre o inglês pode começar como uma brincadeira — mas abrir a porta para a conquista do domínio na segunda língua com maior facilidade.
Quando aprender o inglês?
Um levantamento realizado pelo Massachusetts Institute of Technology aponta que a idade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é aos 10 anos de idade. Para o MIT, os primeiros anos de vida são o momento ideal para que o cérebro seja estimulado e que, após os 17 anos, torna-se muito mais complexo o processo de busca pela proficiência em um novo idioma.
A pesquisa traz tranquilidade para os pais que ainda não têm filhos em escolas bilíngues, mas acreditam que pode ser a hora adequada para realizar uma transição e, por isso, estão avaliando escolas infantis.
Afinal, ainda que a criança não esteja aprendendo um novo idioma desde os primeiros anos na fase escolar, os resultados de uma mudança para um formato que estimule o conhecimento no inglês podem ser muito benéficos.
O desenvolvimento do cérebro humano
Quando nascemos, o corpo humano ainda não está completamente formado. Durante os primeiros anos, os órgãos terminam seu desenvolvimento e se preparam para a vida adulta. No caso do cérebro, esse processo só é concluído no final da adolescência.
Por isso, a melhor fase de aprendizado do ser humano é dos primeiros anos de vida até a adolescência. Quanto antes o seu filho for estimulado a aprender uma língua estrangeira, mais facilidade ele terá para assimilar esses conhecimentos. Isso é algo que é abordado nas chamadas escolas do futuro.
Conforme o tempo passa e a criança cresce, o aprendizado não fica impossível, mas se torna mais difícil. Assim, estudar um segundo idioma demandará maior esforço do adulto do que das crianças, por exemplo.
Um estudo indica que todas as crianças têm um dom natural para o aprendizado de línguas. Para os bebês, o potencial de assimilação é ainda maior. O mesmo levantamento mostra que os bebês conseguem ouvir 600 sons de consoantes e 200 vogais, que são parte de todas as línguas do mundo. Com o tempo, algumas habilidades são esquecidas por não serem utilizadas (ou estimuladas). Por isso, trazer algumas referências da língua inglesa desde os primeiros anos de vida pode ser muito positivo no processo de conquista do bilinguismo.
As metodologias de ensino do inglês para crianças
Para o ensino de uma segunda língua na primeira infância, é preciso ponderar que as metodologias são bem diferentes e devem estar adequadas de acordo com a faixa etária dos pequenos.
Afinal, uma criança que não sabe ler ou escrever não tem como ser submetida a um modelo de ensino pelo qual os adolescentes passam. Isso reforça até mesmo a importância das escolas inovadoras.
O ideal é desmembrar a didática de ensino do inglês para crianças nas fases que veremos abaixo.
Até 3 anos de idade
Nessa fase, seu filho pode até aprender pequenas palavras em inglês, e esse processo se dará por meio da memorização. Por isso, posteriormente, ele acabará se esquecendo daquilo que aprendeu ainda muito jovem.
Por ainda não conseguirem se comunicar oralmente com perfeição, as aulas costumam envolver atividades lúdicas e prazerosas, que estimulam o desenvolvimento de outras habilidades usando a língua estrangeira.
Entre 4 e 6 anos
Nessa fase, a criança está consolidando seu sistema cognitivo e está se preparando para atividades mais estruturadas, a exemplo do aprendizado da gramática inglesa. Por isso, os educadores continuam usando estratégias lúdicas e jogos um pouco mais elaborados, tudo para criar mais significado para os pequenos.
De modo geral, é nos primeiros 6 anos de vida que seu filho terá a capacidade cognitiva de aprender 2 idiomas como se fossem apenas um, o que é muito importante para a fluência nas línguas estrangeiras. Afinal, a criança vai raciocinar no próprio idioma em que está se comunicando sem realizar traduções mentais.
A partir de 7 anos
Com capacidade de se expressar oralmente e até de ler com perfeição, as crianças a partir de 7 anos já podem ser submetidas aos processos usuais do ensino do inglês.
Para despertar o interesse e envolver as crianças no processo de ensino-aprendizagem, os professores utilizam uma grande variedade de estratégias e recursos possíveis para desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua estrangeira.
Os professores abordam a leitura de textos, escrita de frases, exposição de desenhos animados e filmes em inglês, além de estimular a interação com os colegas usando exclusivamente o idioma.
Por fim, é importantíssimo que os pais se lembrem de que o aprendizado só é eficaz quando a criança cria significado e entende aquela atividade como algo divertido, prazeroso e importante. Tudo isso pode acontecer como parte do processo construtivo do saber.
As vantagens de aprender outros idiomas
Uma das vantagens de aprender outros idiomas é a abertura de portas na vida adulta. Afinal, uma pessoa que conversa fluentemente em inglês costuma ter muito mais oportunidades profissionais do que alguém que fala apenas seu idioma nativo.
Os benefícios vão além das questões profissionais. Entre eles, podemos destacar:
- fortalecimento do cérebro: quanto mais uma pessoa aprende outros idiomas, mais algumas áreas do órgão se desenvolvem;
- saúde da mente: o exercício contínuo do cérebro com o bilinguismo retarda o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer;
- sensibilidade à linguagem: a exposição das crianças a outras línguas as tornam mais sensíveis para a distinção de idiomas, o que facilita o aprendizado;
- multitarefas: as pessoas que pensam em duas línguas têm mais facilidade em alternar entre tarefas simultâneas sem queda na qualidade;
- múltiplos pontos de vista: aprender um novo idioma exige que a pessoa entenda um pouco da cultura daquele povo, permitindo desenvolver pontos de vista diferentes com maior facilidade.
A Creche Escola Jardim Oceânico, no Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, está sempre pronta para tirar as suas dúvidas sobre crianças e educação.