Creche e Escola Jardim Oceânico

Dicas para melhorar a qualidade do sono do seu filho

O sono é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento dos bebês e crianças. É durante o sono que se consolida o que foi aprendido durante o dia, tornando possível a aquisição de novas habilidades.

Continue acompanhando essa postagem da Creche Jardim Ocêanico para saber como garantir que o pequeno está tendo qualidade no sono.

Crie o clima ideal

Mantenha um ambiente agradável no quartinho do bebê. Se ele for dormir com fome, sentindo frio ou calor, ou estressado, não terá uma noite tranquila.

Mantenha silêncio e luzes apagadas. No máximo, use um abajur com luz mais fraca na hora que antecede o dormir. Evite brincadeiras agitadas.

O berço deve ter um colchão firme, o lençol e coberta devem ficar presos embaixo dele. Deve-se evitar travesseiros, almofadas, cobertores soltos e bichos de pelúcia no berço para minimizar o risco de sufocamento.

Ritual para dormir

Busque uma rotina. Isso ajuda ele a assimilar as condições que o permitam relaxar. Um momento calmo e agradável transmite tranquilidade e segurança. Alterações muito abruptas ou intensas do sono diurno podem afetar o descanso noturno. Considere que o bebê tem um intervalo médio de 3 horas entre seus cochilos.

Horários regulares

No início, o ritmo do bebê independe do meio externo e não é afetado pelo dia/noite. É por isso que muitos bebês acordam e parecem estar mais ativos à noite e na madrugada, e têm sonos mais longos de dia. Somente após 1-2 meses de vida é que o sono do bebê se aproxima do ciclo dia-noite.

Conforme ele cresce, você pode iniciar o ritual de dormir entre 18h e 20h, acompanhando a atuação do hormônio melatonina, responsável por induzir o sono. No começo, é fundamental ter paciência, especialmente se ele chorar. Despertar é normal até os 6 meses. Porém, o processo de evolução do sono pode levar até 1 ano de idade.

Amamentação e rotina de refeições

Estimule o aleitamento materno, mesmo à noite: nesse período, os níveis de melatonina e seus precursores no leite materno são mais elevados. Já há trabalhos científicos mostrando que o aleitamento materno não previne os bebês de acordar no meio da noite, mas aumenta o número de horas totais de sono noturno.

Por outro lado, já se demonstrou que oferecer fórmula infantil à noite pode evitar a fome noturna, mas pode afetar a amamentação e favorecer sobrecarga alimentar, sem causar redução no número de despertares do bebê.

Para eles que já tem uma rotina de refeições, busque um cronograma tal que o bebê não esteja com fome e também não tenha se alimentado demais na hora de dormir.

A Creche Escola Jardim Oceânico, no Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, está sempre pronta para tirar as suas dúvidas sobre crianças e educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?