Creche e Escola Jardim Oceânico

Como trabalhar a leitura em sala

Leitura, interpretação e compreensão são habilidades de extrema importância no desenvolvimento da criança. Por isso, a Creche Escola Jardim Oceânico, no Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, criou essa postagem dando dicas de como trabalhar a leitura na sala de aula.

Se atente a escolha dos livros

Não apenas no que diz respeito à faixa etária, embora isso seja muito importante. É muito importante trazer livros que vão despertar o interesse pela leitura nas crianças. Muitas vezes, o professor, especialmente em classes mais velhas, se prende muito à leitura dos clássicos. O que torna a leitura tediosa e chata para a criança.

Trazer livros contemporâneos e com histórias mais atrativas, além de adequadas para a idade, vai ajudar a despertar o interesse e o hábito da leitura na criança com muito mais facilidade.

Monólogo dramatizado e teatrinho

A literatura, por si só, é uma ótima ferramenta para estimular o entusiasmo do aluno pela leitura e escrita. No entanto, o professor precisa ser capaz de tornar a aula mais atraente e criativa, isto é, fugir um pouco do tradicional para demonstrar que esses momentos também podem ser divertidos.

Uma sugestão é a dramatização do texto após a interpretação. Essa proposta tem tudo para conferir instantes de descontração enquanto os alunos desenvolvem habilidades como a própria leitura e sua compreensão, a desinibição, a oralidade e a expressão corporal.

Além do teatrinho com os alunos, o professor pode trazer outros elementos de dramatização para a leitura, como fantoches, marionetes e outros tipos de bonecos.

Leitura compartilhada e conversas sobre as histórias

A leitura compartilhada em sala de aula é a maneira de ler mais usada pelos professores, principalmente porque ela dá maior segurança aos alunos durante a leitura. É aquela em que os estudantes leem o texto junto do professor, acompanhando suas ênfases e o seu ritmo.

Comentar o que acabou de ser lido também faz parte do processo de ler o texto em grupo. Durante e depois da leitura, o aluno constrói a sua interpretação do texto com base em seu conhecimento de mundo e estratégias de associação. Ao saber como o colega de sala fez o mesmo processo e ao conhecer outras interpretações, ele aprimora a habilidade de ler.

Construa perguntas

Essa é uma dica clássica, mas construir as perguntas certas sobre o texto é muito válido no processo de compreensão da leitura.

Além da vantagem de levar o aluno a voltar ao texto várias vezes, as perguntas também o direciona a buscar as informações que realmente são relevantes para a compreensão.

Para que essa estratégia funcione bem, é importante que o professor não apenas elabore perguntas cujas respostas estejam explícitas no texto, mas também construa perguntas que levem o aluno a fazer referências sobre aquilo que está implícito no conteúdo.

Roda de leitura

Outra ideia de atividade que o professor pode propor em sala de aula é a roda de leitura. Uma vez sentados em círculo, cada um pode ler um trecho do texto.

Além disso, na roda de leitura o aluno tem a oportunidade de desenvolver a habilidade de falar em público, driblar a timidez e melhorar a dicção.

Sarau

Dificilmente existem projetos didáticos voltados, exclusivamente, à leitura. Quando está inserida, o produto final é sempre a escrita.

Um sarau de leitura de poesias ou de contos, por exemplo, exigirá um planejamento que irá, desde a escolha dos textos até a preparação para apresentar ao público. Afinal, ler para outras pessoas trata-se de um grande desafio, o que contribui para o desenvolvimento da fluência leitora nos alunos.

Na atividade, além das leituras, pode haver outras produções, como músicas de fundo no momento em que os alunos estiverem lendo poesias ou contos.

Dicas para o ensino à distância

Nesses tempos de distanciamento social, os livros e suas histórias têm sido companheiros de muitas crianças que, sem aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, estão afastadas de amigos e professores. Mas a leitura também pode ser exercitada e desenvolvida de outras formas. Na Educação Infantil, por exemplo, é possível trabalhar essa habilidade por meio de brincadeiras, cantigas, músicas, ritmos e melodias em qualquer lugar. Na Alfabetização, as histórias em quadrinhos e até mesmo fotos de família podem ser bons estímulos à leitura. 

Brincadeiras com linguagem: leitura de história

Convide as famílias a preparar juntos, de forma acolhedora, o local onde será lida a história. Busque uma história interessante e interativa, para prender a atenção dos alunos. Se alguma família não dispuser de um exemplar físico, envie o arquivo do livro fotografado pelo seu celular. Você pode gravar um vídeo ou convidar as famílias para um encontro virtual, durante o qual você poderá fazer a leitura da história e mostrar como fazer em casa.

Brincadeiras com leitura de rimas

Selecione um livro com rimas, faça uma pesquisa na internet para verificar o que há disponível. Busque leituras com as quais os bebês já tenham tido contato anteriormente, se possível, e organize o ambiente da proposta com alguns objetos ou figuras presentes na história. 

A Creche Escola Jardim Oceânico, no Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, está sempre pronta para tirar as suas dúvidas sobre crianças e educação. Acesse nosso site e venha conversar conosco.

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