Creche e Escola Jardim Oceânico

Como lidar com ciúmes entre irmãos

A chegada de um filho é sempre cheia de novidades, mesmo que não seja o primeiro filho. Caso haja mais um nascimento na família, pode ocorrer dois tipos de sentimentos no primogênito, uma felicidade pela chegada do melhor amigo(a), ou pode causar bastante ciúmes.

Pensando nisso, a Creche Escola Jardim Oceânico, criou esse artigo para ajudar os papais a lidar com o ciúmes entre seus filhos.

Quando o ciúmes deve ser preocupante?

Primeiro de tudo, é importante lembrar que o ciúmes é bem normal e até certo ponto passa por si só com o tempo. Mas, às vezes, ele pode passar do que é aceitável. Qual é a diferença? Esses podem ser alguns sinais de que os pais precisam se preocupar e intervir:

  • Manifestações de hostilidade e comportamentos agressivos em relação ao irmão, brigas, mordidas, beliscões, empurrões ou qualquer comportamento que possa machucar, especialmente quando o pequeno não está acompanhado.
  • Hostilidade com os pais. Pode se apresentar como desobediência, mau humor ou frases agressivas. Pode ser até uma forma de “protesto” inconsciente, como falta de controle das esfíncteres (músculos que retém ou liberam o xixi e o cocô), relutância, tiques nervosos.
  • Comportamentos de regressão e infantilidade também são sinais. Querer ajuda para comer ou para higiene pessoal.
  • Mudança de personalidade e hipervigilância dos pais.

Dicas para os pais

Mostre que o amor só aumenta

A causa mais básica do ciúmes é o medo que o filho mais velho tem de perder o amor dos pais, ou dos filhos mais novos de não conseguirem ganhar o mesmo amor dos pais. Por isso, mostre para os dois que amor é o que não falta. 

Tenha momentos individuais com cada um

O tempo passado em família não tem preço, são memórias preciosas para toda a vida. Mas é importante que os pais passem tempo com cada um dos filhos, em separado, para que eles se sintam únicos e amados.

Peça ao irmão mais velho ajuda

Desde o nascimento do segundo filho, peça ao irmão mais velho que ajude com os cuidados do mais novo. É um momento de conexão entre eles e cria uma união entre eles que vai durar para toda a vida. Além disso, o filho mais velho, passa a se sentir parte dessa nova realidade, o que diminui o sentimento de hostilidade.

Incentive a união entre eles

Promova atividades em que eles trabalhem em grupo, conte sobre seus irmãos, ou até mesmo mostre que quando eles se unem eles têm mais chances de convencer os pais a deixarem eles assistindo desenho na TV até mais tarde.

Lembre se sempre de reforçar o quanto a amizade entre eles é única, importante e para a vida toda.

Prepare o irmão mais velho desde a gravidez

Ainda durante a gravidez, explique que esse novo membro só irá adicionar carinho e amor para toda a família. Incentive o pequeno a conversar com a barriga, peça ajuda para escolher o nome, roupas e brinquedos para o irmão mais novo.

Não é aconselhável levar a criança para fora de casa nos dias no período do nascimento (deixá-lo com os avós, por exemplo). De alguma forma, é como se você estivesse avisando que quem vai chegar já está em primeiro plano. Se precisar de ajuda, é melhor que um membro da família vá até a sua casa.

Atividades lúdicas combatem a agressividade

Para amenizar comportamentos hostis que o mais velho possa estar tendo, use atividades artísticas para canalizar a raiva em algo saudável. Use pintura, desenho, dança, música e escrita, materiais para trabalhos manuais, como argila, massinha, recortes.

Celebre as individualidades e evite as comparações

Lembre-se sempre de que, apesar de dividirem o mesmo código genético, seus filhos são muito diferentes um do outro. Elogie as qualidades individuais de cada um, mas evite comparações. As comparações trazem insegurança e aumentam a rivalidade. 

Fique de olho na atitude de familiares e amigos com os irmãos.

Tenha uma rede de apoio

Um bebê recém-nascido por si só já dá trabalho, ainda mais quando se tem outro(s) filho(s) para dar atenção. Por isso, é importante que o pai e a mãe estejam juntos nesse início. Porém, se houver ajuda de terceiros também pode se fazer necessária. Sendo assim, não hesite em pedir ajuda dos familiares e amigos. 

A Creche Escola Jardim Oceânico está sempre pronta para tirar as suas dúvidas sobre crianças. Acesse nosso site e venha conversar conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?