Creche e Escola Jardim Oceânico

Como incentivar a alimentação saudável nas crianças?

Estudos e pesquisas feitos no Brasil evidenciam a necessidade do combate à obesidade infantil por meio da criação de uma rotina de alimentação saudável. Hábitos alimentares, bons ou ruins, são ensinados e podem ser moldados desde cedo.

A Creche e Escola Jardim Oceânico disponibiliza as melhores dicas para introduzir uma alimentos saudáveis na rotina das crianças.

Dê preferência para alimentos in natura

O paladar da criança é muito novo, ao contrário dos adultos que já estão cheios de vícios e preferências. Por isso, vale a pena investir em acostumá-las ao gosto natural de uma alimentação saudável desde cedo.

Evite temperar demais a comida com sal e açúcar ou outros condimentos. Esse é o paladar dos adultos, as crianças não vão sentir falta e mais facilmente se habituarão aos alimentos saudáveis. Neste caso, é preferível utilizar temperos naturais.

Outro detalhe importante é deixar para introduzir produtos industrializados depois da alimentos saudável, ou seja, mais natural. Prefira fazer as papinhas em casa à comprá-las prontas sempre que tiver a oportunidade.

Alimentação saudável é divertida

Na indústria de alimentos, os produtos voltados para o público infantil são coloridos e atrativos. Eles chamam a atenção da criança que vai ficar pedindo aos pais para levar algum tipo de biscoito no supermercado, como pediriam um brinquedo novo no shopping. Portanto, uma boa ideia é replicar isso em casa, o que é fácil de fazer no hábito de uma alimentação saudável.

Uma dieta balanceada é colorida. Use a imaginação fértil das crianças a seu favor nessa hora. Brinque com as cores, as associe a personagens que o pequeno goste ou a super habilidades relacionadas ao benefício do nutriente.

A apresentação pode ser um diferencial na hora da ingestão dos alimentos pelas crianças. E isso ganha importância na introdução de uma rotina de alimentação saudável. 

Uma vez ou outra, os legumes podem ser colocados em espetos de churrasco com uma carne junto, por exemplo. Isso também funciona com as frutas na hora do lanche. Para os pais mais artísticos, é possível fazer um rosto com a comida para atrair os filhos.

Deixe a criança escolher seus alimentos saudáveis

Uma outra forma de deixar a alimentação divertida e incentivar o hábito de uma alimentação saudável é envolvendo os pequenos no processo de escolher o que comer. De vez em quando, deixe que ele escolha entre duas opções de legumes, verduras ou até de pratos. Isso os deixará mais animados para comer, já que foram eles que escolheram.

Na hora da salada, é possível deixar tudo cortado e separado em potes e pedir para a criança montar e misturar a salada. Além de ser um momento de diversão, isso dará para ela orgulho de ter participado e aumentará o interesse dela pela cozinha e pela alimentação.

Alimentação saudável para crianças
Alimentação saudável para crianças

Formatos variados na alimentação saudável

É comum que a comida da criança seja amassada e/ou batida no liquidificador para facilitar a deglutição. Porém, alimentos saudáveis, como os legumes, possuem tamanhos, texturas e sabores diferentes. E isso é um forte atrativo para as crianças. Conforme forem crescendo, vale a pena deixar os alimentos mais inteiros.

Deixe que a própria criança pegue a comida no prato, sob supervisão. Ela fará uma bagunça, mas isso aumenta o interesse dela na comida. Além disso, crianças aprendem com a bagunça, desde que haja organização.

Alimentação saudável e o tempo da criança

Respeitar o tempo da criança e insistir são duas atitudes importantes na introdução de uma rotina de alimentação saudável. É preciso ter equilíbrio entre uma e outra. 

Quando o adulto introduzir alimentos saudáveis no cotidiano do pequeno, é bom insistir ao encontrar resistência. Uma dica: leite materno é levemente doce, então é interessante começar o hábito de alimentos saudáveis com aqueles que sejam adocicados, como as frutas.

Conforme a criança for crescendo e formando seu paladar, respeite o tempo dela. Possuir gostos e preferências é comum a todos: adultos e crianças. É natural que as preferências mudem com o passar dos anos.

Pais saudáveis, crianças saudáveis

Nenhuma das dicas mencionadas acima irá funcionar se os pais não derem o exemplo. 

É imprescindível que, pelo menos, uma refeição por dia com a família reunida seja feita. Isso mostrará para a criança que seus pais também precisam de uma alimentação saudável e balanceada, assim como ela.

A Creche e Escola Jardim Oceânico preza por oferecer um cardápio rico em nutrientes e vitaminas para melhorar a saúde e o aprendizado dos nossos alunos. Acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?