Creche e Escola Jardim Oceânico

Capoeira infantil: uma mistura de luta, dança e musicalidade que se aprende brincando

É muito fácil crianças e papais amarem um jogo de capoeira.

Essa mistura de luta, dança e musicalidade de origem afro-brasileira é divertida, prazerosa e traz uma série de benefícios corporais, emocionais, culturais e sociais, além de ajudar até no aprendizado de matérias como português e matemática.

Quer saber como? Continue lendo este artigo da Creche Escola Jardim Oceânico.

10 benefícios que a criança tem com a prática da capoeira.

 

1) Ritmo, coordenação motora e percepção sensorial.

Por ser uma atividade essencialmente musical, com a presença de instrumentos como berimbau, pandeiro e atabaque, a capoeira desenvolve nos pequenos noções de ritmo, coordenação motora e percepção sensorial.

2) Aprimoramento da linguagem, leitura e lógica-matemática.

Pode parecer desconexo para um leigo, mas o desenvolvimento das aptidões acima – especialmente a motricidade e a percepção sensorial – contribui para o aprimoramento da linguagem, da leitura e da lógica-matemática.

3) Melhoria no processo da escrita.

Ainda como reflexo da musicalidade, o manuseio desses três instrumentos faz com que a criança sinta, na prática, os efeitos dos gestos motores menores. E isso vai melhorando sua coordenação motora fina, o que traz resultados positivos em várias áreas, inclusive na escrita.

4) Relação saudável com o corpo.

O jogo da roda de capoeira, permeado de movimentos de luta e de dança, cria no aluno uma relação muito saudável com o próprio corpo, pautada no autoconhecimento e na consciência do seu espaço e do espaço do outro.

5) Desenvolvimento da elasticidade e do tônus muscular.

Os movimentos – de pernas, braços, tronco e cintura – trabalhados durante a aula exigem equilíbrio e fortalecem o tônus muscular. Outro ganho é no gingado do corpo, que se lança de forma solta e ágil, ajudando a promover elasticidade e até autoconfiança.

6) Contato com a cultura e a história.

Praticar capoeira é, além de tudo, viver um pouquinho de uma bonita história de resistência, parte importante da cultura dos africanos que chegaram ao nosso país na época da escravidão. Hoje a atividade é reconhecida como prática desportiva e é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

7) Socialização, mesmo para crianças hiperativas ou introspectivas.

A capoeira incentiva ainda um harmonioso convívio em grupo. Isso porque ninguém é adversário: os ganhos são coletivos. Todos jogam de forma divertida e amistosa, com respeito e parceria, o que contribui para fortalecer as relações interpessoais. E é fácil observar que até alunos com dificuldade de socialização, como hiperativos ou introspectivos, têm sido beneficiados com a prática.

8) Concentração e estratégia.

O jogo também envolve muita atenção. A cada instante o capoeirista aprende a tomar decisões: atacar, defender, contra-atacar, “florear” ou dar a “volta ao mundo”. Dessa forma, a criança tem ganhos na concentração e na capacidade de escolher com estratégia e sabedoria.

9) Defesa sim, violência não.

E por falar em defesa, o que se ensina nesta luta é o valor da defesa, não da violência. E isso acaba sendo levado para todas as áreas da vida. A criança é treinada a se proteger contra possíveis ameaças, com olhar atento, reflexão e atitude.

10) Aprender brincando.

Durante o jogo, o aluno aprende também a cantar e a tocar os instrumentos. Além disso, tem toda uma filosofia de vida por trás da capoeira – de camaradagem, de grupo, de resistência, de desafios, de ver o corpo como sua memória e seu local de fala. Mas todos esses ensinamentos são passados de forma altamente lúdica, divertida, prazerosa e atraente para todas as idades.

Onde fazer capoeira até os 6 anos.

Com tanta riqueza de atributos, a capoeira não poderia ficar de fora da Creche Escola Jardim Oceânico. Aqui, meninos e meninas até os 6 anos têm a oportunidade de conhecer e se beneficiar com tudo isso. Para saber mais, agende uma visita e venha assistir a uma aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?