Brincadeira livre e conduzida: criatividade e cognição

A brincadeira é uma das maiores aliadas do aprendizado das crianças. Criatividade e conhecimento são fomentados através dela de diversas formas. Lúdica, competitiva, cooperativa, individual ou em grupo, não existe apenas um tipo de brincadeira. As atividades conduzidas ajudam a estimular processos cognitivos, enquanto as brincadeiras livres desenvolvem a imaginação. 

A Jardim Oceânico, creche e escola no Rio de Janeiro, explica a diferença entre brincadeiras conduzidas e livres nesta publicação.

Estímulos para a cognição na brincadeira conduzida

Jogos de tabuleiro ou virtuais e atividades que tenham regras pré definidas são exemplos de brincadeiras conduzidas. 

Essas são atividades que contêm estímulos visuais e cognitivos e que exigem da criança determinadas ações ou o cumprimento de determinado conjunto de regras estabelecidas. Em geral, existe um adulto 

Uma das vantagens das brincadeiras conduzidas é o fato de a criança aprender a trabalhar em equipe e a seguir regras. Outro benefício é o desenvolvimento lógico-cognitivo que jogos de tabuleiro e virtuais trazem.

Por meio desse tipo de atividade, a criança é estimulada a concatenar pensamentos para adquirir capacidades de organização, atenção e até mesmo cálculos ágeis, por exemplo.

Criatividade solta no livre brincar

Sabe em uma viagem mais longa de carro ou algum evento “de adulto” que o pequeno começa a criar sozinho um mundo de aventuras fantásticas? Ele está praticando a brincadeira livre. Sem qualquer estímulo, aquele canto da sala pode se transformar em uma aventura fantástica, as flores do jardim podem ganhar vida e se transformar em fadas e os brinquedos podem se reunir para um chá da tarde cheio de conversas e risadas num mundo de fantasia.

Em poucas palavras, a criança está brincando livremente quando desenvolve uma atividade lúdica, livre de direcionamentos, regras, imposições, estímulos intencionais e objetivos de aprendizagem. E essa é a sua maior vantagem: o incentivo à imaginação. 

Mas brincadeira livre não significa sem supervisão. É ainda mais imprescindível que os professores e responsáveis fiquem de olho nas crianças nessa hora, pois elas podem revelar problemas que elas estejam tendo em casa ou na escola através do subconsciente.

Qual a melhor brincadeira para a criança?

Não existe melhor ou pior. Cada uma tem seus benefícios. O importante é balancear os dois tipos de divertimento para que a criança possa aprender habilidades e crescer desenvolvendo todas as suas capacidades mentais e motoras. 
A Creche Escola Jardim Oceânico sabe a importância dos dois tipos de brincadeira no desenvolvimento infantil. Oferecemos espaços e atividades para que a criança possa experimentar essas duas formas de interação consigo mesma e com os colegas. Acesse nosso site.

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