Creche e Escola Jardim Oceânico

A importância das aulas de música na Educação Infantil

Estamos expostos à música a todo o momento. Quantas vezes por dia não ouvimos nossas músicas favoritas, músicas de comerciais, chamadas de rádios e muitas outras expressões musicais? Pela internet, televisão, rádio ou streaming, seja uma peça teatral ou um cantor se apresentando ao vivo nas ruas da cidade, de um jeito ou de outro a música está em nossas vidas. E isso não seria diferente em se tratando de crianças.

Elas amam música, pois elas são divertidas, animadas, dão vontade de dançar e brincar ainda mais. Que criança resiste? Por esta causa a educação infantil tem desenvolvido cada vez mais o conceito de que a música pode sim ser uma ferramenta de desenvolvimento para crianças e que, ainda mais além, pode ser uma forma de desenvolver as habilidades de aprendizado dos alunos em sala de aula.

Um sonho? Não, uma realidade. Já é comprovado cientificamente que crianças até os 5 anos que são expostas à música e instrumentos musicais tem um desenvolvimento maior na parte frontal do cérebro, onde ficam o córtex motor e o córtex pré-frontal, responsáveis pelo pensamento abstrato e o planejamento das ações e movimentos.

8 Benefícios da música na Educação infantil
Através da música, a criança consegue se desenvolver em diversos aspectos, confira abaixo:

Coordenação motora
Muitos especialistas indicam o uso de instrumentos musicais por crianças, pois defendem que eles podem ser ótimos desenvolvedores da coordenação motora. Ao segurar um instrumento e explorá-lo a criança desenvolve tanto a musculatura fina quanto a musculatura grossa, como dos braços e das pernas. Atos como bater palmas, balançar pernas e cabeça e dançar com o ritmo, também auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, além da expressão corporal.

Criatividade
Crianças adoram criar coisas novas, principalmente se forem artísticas. A música é uma ótima maneira de estimular a criatividade infantil, pois incentiva a criação e a imaginação. A criança pode ser desafiada a criar uma nova música, pode ouvir contos através de canções e aprender novas informações de forma fácil e atrativa. Cantar músicas sobre histórias, por exemplo, é muito positivo no estímulo da criatividade, já que as únicas informações sobre a história são cantadas, não havendo recurso visual. Há também a possibilidade de integrar a música com outros tipos de expressões artísticas e atividades, como criar uma música sobre um dia divertido, um desenho feito em sala ou sobre um ente querido.

Fala
Através do canto ou de simplesmente ouvir músicas, a criança vai absorvendo palavras e frases que são de grande ajuda na alfabetização. Mesmo as que ainda não estão nesse processo podem se beneficiar desenvolvendo a dicção para que mais adiante consigam formar palavras mais facilmente, além de ser benéfico para a fala em crianças que sentem mais dificuldade na dicção, melhorando a pronúncia e a entonação.

Memória
Lembrar timbres, notas, letras e tudo que envolva música exige uma boa memória e nisso a música também ajuda. Há estudos que comprovam que crianças expostas à música, desde pequenas, têm um ótimo desenvolvimento da memória, inclusive aquelas crianças que já tinham problemas relacionados a memória sentiram melhora significativa após começarem a frequentar aulas de música. Isso se deve ao estímulo da memória sequencial auditiva, que é necessária quando precisamos lembrar de som ou um ritmo de uma música, por exemplo.

Concentração
Para realizar as atividades em sala de aula é necessário que o aluno esteja calmo, relaxado e atento, pois não há possibilidades dela aprender algo se não se concentra. Por este motivo, todas as atividades que envolvam música em aula funcionam de forma a chamar e prender a atenção do aluno, e ensiná-lo a canalizar essa atenção da melhor forma.

Socialização
Dentro da sala, a música pode ser trabalhada em grupo, onde a criança lida e participa diretamente com o colega, e também individualmente. Em grupo melhora o relacionamento dos alunos entre si, pois o trabalho deve ser feito em conjunto. Um canta e o outro toca, ou cantam juntos, fazendo um coro, enquanto a professora toca, por exemplo. Para crianças mais tímidas, com dificuldade de socialização, ou até mesmo as mais extrovertidas, a música é uma forma dela se expressar e fazer mais amizades.

Percepção auditiva
Quanto mais a criança é exposta à música, mais ela desenvolve sua capacidade sensorial e auditiva, ampliando sua percepção sobre notas, entonação, harmonia e ritmo, que vão se aprimorando aula a aula.

Contato com diversos instrumentos e estilos musicais
Diversas culturas em todo o mundo se expressam através da música. Cada região possui seu estilo e instrumentos característico, e apresentar essa variedade as crianças é essencial para ampliar sua noção de cultura pluralizada, e para enriquecer a sua própria cultura e conhecimento. Explorar novos instrumentos também pode ajudá-lo a diversificar suas habilidades, e descobrir novas formas de criação de música.

Na Creche e Escola Jardim Oceânico oferecemos diversas atividades criativas, inclusive atividades de música. Acesse nosso site e saiba mais sobre nosso trabalho.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?