Vídeos, educação infantil e pandemia

Vídeos sempre foram usados como uma ferramenta de apoio à educação para qualquer faixa etária. Mas, com o surto de pandemia de COVID-19, os dispositivos audiovisuais estão ganhando papel fundamental na área da educação.

Com as medidas de isolamento social, o ensino a distância é o principal aliado do conhecimento, permitindo que os alunos de todas as idades possam continuar seus estudos em casa.

Crianças e tecnologia

A geração de crianças nascidas a partir dos anos 2000 já chega às escolas familiarizada com os dispositivos tecnológicos, como celulares, computadores e tablets. Nenhuma dessas ferramentas é estranha para a grande maioria dos pequenos estudantes.

Por isso, materiais em vídeo têm servido de apoio aos professores dentro e fora de sala de aula.  Contudo, o contexto atual pede uma mudança de postura das escolas e creches para a proteção e a segurança dos seus alunos.

Assim, juntou-se a tecnologia audiovisual com o meio digital para evitar maiores impactos na qualidade e no andamento da área da educação, que teve, também, de se adequar a esta nova situação.

Diferença entre vídeoaulas e aulas online

As escolas e creches, então, adotaram, desde o mês de março deste ano, o método de ensino a distância. Tanto por meio de videoaulas, como por meio de aulas online.

A primeira consiste na gravação dos conteúdos pelos professores que serão distribuídos para os alunos acompanharem em casa com o auxílio de seus pais. A videoaula não exige pontualidade, à medida que não precisa de hora marcada para ser assistida.

No entanto, é essencial que haja disciplina por parte da família para garantir que o conteúdo será visto pelo aluno.

Já as aulas online acontecem em tempo real. Isso significa que, para assisti-la, é necessária a manutenção de um horário para todos os alunos da classe assistirem às aulas juntos e ao mesmo tempo em que o professor está à frente do vídeo.

Para o ensino infantil, os conteúdos têm sido prioritariamente através de videoaulas. Assim, os responsáveis pela criança podem usar os vídeos no momento mais adequado para a nova rotina da família, assim como pode ficar à vontade para re-exibir os vídeos, quando achar conveniente, tanto para reforço do aprendizado, como para entretenimento das crianças, visto que muitos conteúdos ensinam através da brincadeira.

A Creche Escola Jardim Oceânico está cumprindo as medidas tomadas para prevenir a disseminação do novo Coronavírus, se adaptando às novas formas de interação entre professor e aluno. Assim, continuamos atendendo, com segurança e qualidade, às famílias que contam conosco. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?