Outro dia publicamos no Instagram um post sobre os trabalhos em grupo aqui da nossa creche.
Comentamos a importância de incentivar o seu filho desde cedo a praticar essa atividade colaborativa (se você não viu, fique tranquilo que vamos retomar o tema aqui com mais detalhes).
Agora a gente vai lembrar os ganhos que a criança e todos em volta têm com isso. Não só na escola como nos outros ambientes, como a sua casa.
E aproveitar para dar dicas de como você pode ajudar o seu filho a desenvolver o espírito de equipe e as competências que surgem desse esforço coletivo – tão necessários para toda a vida.
Continue com a gente e veja:
- Quais as vantagens do trabalho em grupo na escola
- Quais as vantagens do trabalho em grupo na sua casa
- Como incentivar seu filho a desenvolver o espírito de equipe nos ambientes fora da escola
Quais as vantagens do trabalho em grupo na escola
Antes, vale a pena lembrar que o mundo corporativo está cada vez mais colaborativo. As empresas valorizam os profissionais que sabem falar e ouvir, se relacionar, se colocar no lugar do outro, somar seus conhecimentos e trocar ideias nas equipes.
Essas habilidades podem ser desenvolvidas desde muito cedo, por exemplo, quando a gente faz atividades em grupo aqui na escola.
Veja o que as crianças aprendem:
- Estimular a comunicação
Afinal, o aluno vai precisar apresentar suas ideias para que os amiguinhos entendam.
- Exercitar a escuta ativa
Da mesma forma que a criança tem espaço para falar, ela precisa ouvir para que o grupo possa reunir as ideias e pensamentos apresentados.
- Trabalhar as relações sociais
Ao fazer uma atividade em contato direto com o outro, a criança desenvolve uma série de habilidades interpessoais, favorecendo seus relacionamentos.
- Reduzir as chances de timidez
É um treinamento poder falar num grupo pequeno para outras pessoinhas da mesma faixa etária. Aos poucos o aluno vai perdendo a ansiedade ao se expor.
- Criar a noção de respeito
Lembra que a gente comentou sobre escutar o outro? Num grupo como esse, os pequenos se ouvem. E descobrem pensamentos, culturas e crenças bem diferentes dos seus. Com isso, eles começam a ter noções de respeito e tolerância.
- Desenvolver a empatia
É normal que as crianças criem um espírito de equipe e acabem se ajudando. Mais facilmente elas se colocam no lugar do coleguinha para colaborar e suprir eventuais necessidades de quem está ao seu lado.
- Criar autonomia para resolver possíveis conflitos
Ali mesmo no grupo, elas acabam se entendendo, sem que seja preciso que um adulto entre para intervir.
Quais as vantagens do trabalho em grupo na sua casa
Claro que em casa alguns itens da lista acima (como o 4 e o 7) não se aplicam. Mas o esforço é complementar.
Ou seja, incluir as crianças desde cedo – e de forma colaborativa – nas atividades do lar traz também uma série de benefícios úteis para a vida inteira (pessoal e profissional).
Principalmente o desenvolvimento da:
- autonomia
- responsabilidade
- autoestima
- coordenação motora
- empatia e valorização do trabalho do outro
Como incentivar seu filho a desenvolver o espírito de equipe nos ambientes fora da escola
Primeiro, não desista. Nem ache que na adolescência o seu filho desenvolverá naturalmente essas habilidades.
Quanto mais cedo ele se envolver nas atividades colaborativas, melhor.
Veja algumas ideias de como fazer isso:
- Mostre que ele é o membro de uma equipe para que a família tenha um dia a dia equilibrado – sugira que ele ajude nas tarefas de casa, como colocar os pratos e talheres na mesa, carregar as sacolas do supermercado, alimentar o pet, guardar as roupas passadas no armário entre outros.
- Invente uma receita para fazer com ele – vocês vão juntos para a cozinha para preparar um bolo em dupla. Por exemplo: ele mistura os ingredientes, você leva ao forno.
- Incentive a participação em grupo nas campanhas e ações de voluntariado – houve uma enchente num local próximo e as vítimas precisam de mantimentos? Crie uma gincana com o seu filho e os amigos dele. Estabeleça times e metas de forma que, em grupo, eles possam trocar ideias, criar estratégias, aumentar o número de doações. De forma lúdica, é mais fácil que ele perceba o poder do coletivo.
- Seja exemplo de pessoa participativa – lembre que tudo que a gente faz comunica alguma coisa para os outros. Especialmente para as crianças, que absorvem tudo com mais facilidade. Deixe evidente sempre o seu lado comunitário.
A Creche Escola Jardim Oceânico acredita muito no poder das parcerias e do esforço em conjunto. E você? Também valoriza esse tipo de atitude? Conta para a gente aqui nos comentários como tem estimulado isso na sua casa.