Não temos mais como negar que o nosso mundo é digital. E as nossas crianças tem se tornado digitais junto: parece que elas já nascem sabendo apertar botões e lidar com a tecnologia. Embora ainda não haja consenso entre os especialistas sobre seu uso, computadores e smartphones podem ser ótimos aliados do desenvolvimento das crianças.
É importante que os pais façam a jornada tecnológica com os filhos e fiquem atentos, para evitar os perigos e a superexposição. A Creche-Escola Jardim Oceânico, instituição de educação infantil no Rio de Janeiro, dá dicas de como pais e filhos podem usar a internet de maneira saudável.
Tecnologia e aprendizado
Com um smartphone e acesso à internet, a criança tem o mundo na palma da mão. E isso pode ser uma ótima forma de trazer notas altas na escola. Com sites de busca e videoaulas disponíveis em vários lugares da rede, seu filho tem mais acesso à informação, respostas para as dúvidas e material de pesquisa.
Isso também é uma ótima forma de aumentar o interesse dele nos estudos e a curiosidade no aprendizado de assuntos novos. A facilidade de encontrar respostas atiça a criança a querer saber cada vez mais.
Mais internet, mais diversão
Além de fonte de conhecimento, a tecnologia também é fonte de diversão. Com seriados, filmes, desenhos, livros e música, sempre existe uma forma de entreter o seu filho. Uma outra vantagem é atiçar o interesse pelas artes na criança desde bem cedo.
Uma forma de se divertir pela internet descoberta durante a quarentena é encontrar amigos quando não podemos sair. Chats matam a saudade, assim, videochamadas viram uma festa com as pessoas certas.
Criança no computador indo para o futuro
Hoje em dia, saber mexer com diferentes tipos de aparelhos tecnológicos não é mais um diferencial, mas um pré-requisito no mercado de trabalho. Daqui a 10, 20 anos, essa demanda será ainda maior.
Por isso, quanto mais cedo a criança aprender os caminhos dos programas, aplicativos e sites, mais bem preparada ela estará quando for preciso.
Smartphones e tablets podem estimular o cérebro
Aplicativos e programas que apresentam movimento na tela, especialmente aqueles que pedem algum tipo de interação, exigem concentração da criança para que ela entenda o que está acontecendo. É dessa maneira que eles vão estimulando a capacidade de foco nos pequenos.
Além do mais, aprender como funcionam computadores e aparelhos tecnológicos ajuda a desenvolver o sistema lógico-matemático.
Nem tudo são flores no mundo da tecnologia
É claro que smartphones e computadores também apresentam desvantagens. Os pais precisam ficar de olho para que a tecnologia não se torne uma inimiga.
É necessário que os pais usem os aparelhos com seus filhos, para que eles saibam o que é e o que não é permitido. É imprescindível estabelecer um horário de uso.
Neste sentido, é bom os responsáveis darem o exemplo não fazendo uso excessivo de seus smartphones, evitando superexposição.Quer saber mais sobre como estimular o uso saudável da tecnologia nos seus filhos? A Creche-Escola Jardim Oceânico pode te auxiliar nessa jornada. Visite o nosso site.