Por que aprender brincando é tão eficiente?
Você acredita que deixar uma criança sentada, por horas e horas, numa sala de aula tradicional é a única (ou a melhor) maneira de passar conhecimento?
Para você que disse que sim, aí vai o nosso convite para continuar avaliando aqui com a gente.
Especialmente se você tem filhos com até 6 anos de idade.
A importância de sair do padrão na hora de ensinar
Na Creche Escola Jardim Oceânico, a gente acredita que, quanto mais novos os alunos, mais importante sair do padrão e buscar formas significativas de ensinar.
Isso quer dizer que principalmente os pequenos precisam ser estimulados a aprender de forma lúdica, de preferência, fazendo.
Para refletir um pouco mais sobre o tema, leia este artigo que a Creche Escola Jardim Oceânico preparou.
Aprender brincando: funciona até com você
Pensa em você, que é adulto. Quando você recebe informação de forma prazerosa, não é mais fácil prestar atenção?
Com as crianças, mais ainda. Quando elas participam de atividades que envolvem diversão, é natural que fiquem mais à vontade para se envolver, incorporar conhecimentos, colaborar.
Além disso, a atividade lúdica abre um mundo de possibilidades e experimentações. Facilita o processo da criança de adquirir habilidades que vão potencializar seu desenvolvimento geral: motor, cognitivo, emocional.
E a gente não está sozinho nessa forma de pensar e agir.
O que dizem especialistas de diferentes áreas sobre “aprender brincando”?
Segundo Diane Ackerman, escritora e poeta americana: “Brincar é a forma favorita que o nosso cérebro tem de aprender.”.
Na visão de Jean Piaget, biólogo, psicólogo e um dos maiores estudiosos sobre o processo de construção do conhecimento: o desenvolvimento da criança se dá pelo lúdico.
Já pela explicação dos neurocientistas, o que acontece durante atividades divertidas e recreativas é que são liberadas maiores quantidades de transmissores que elevam o aprendizado.
E médicos neurologistas têm o mesmo posicionamento. Eles explicam que a brincadeira ativa as redes neuronais da criança. Afinal, esse tipo de atividade atua em partes do cérebro como o córtex pré-frontal e a amidala cerebral, responsáveis, dentre outras coisas, por pensamentos complexos, tomada de decisão, cognição, memória etc..
A psicopedagoga Luciana Brites compara a brincadeira a um trampolim, que ajuda a desenvolver habilidades de forma mais divertida.
Outra constatação interessante é a do psicólogo e professor britânico David Whitebread: “Brincar (…) é uma das maiores realizações da espécie humana. (…) O valor da brincadeira é cada vez mais reconhecido por pesquisadores (…) pois a evidência monitora sua relação com a realização intelectual e o bem-estar emocional.”.
De que forma valorizamos o “Aprendendo e Brincando” por aqui?
A gente faz isso em cada contato com o aluno. Mas, para ficar mais fácil visualizar, vamos dar um exemplo prático.
Toda sexta é o Dia da Novidade na educação infantil.
Este dia, tão-tão-tão esperado pelas crianças, é quando elas são convidadas a trazer um brinquedo para compartilhar com os amigos.
Mas isso não é apenas uma forma de lazer. Entre outras habilidades, a atividade colabora para:
🔹Autonomia: Elas adquirem autoconfiança, resolvem pequenos conflitos e tomam suas próprias decisões.
🔹Disciplina: A brincadeira ajuda na concentração, no controle emocional e em atitudes como respeitar a vez do outro.
🔹Partilhar: Ao brincar em conjunto com outras crianças, os alunos diminuem as tendências individualistas de comportamento.
“Aprendendo e Brincando”
Aqui na Creche Escola Jardim Oceânico, a gente leva tudo isso tão a sério que o nosso projeto de 2022 é este: “Aprendendo e Brincando”.
Se você quiser trocar mais ideia sobre a nossa proposta ou a importância desse tema, deixe seu comentário abaixo. Ou entre em contato com a nossa equipe.