Por que é tão importante estimular as amizades do seu filho na infância?

20 de julho é o Dia do Amigo. E a história de como a data foi criada, no nosso ponto de vista, já é uma inspiração.

Ela foi idealizada por um argentino, o médico e professor Enrique Ernesto Febbraro, por conta da chegada do homem à lua: em 20 de julho de 1969.

Segundo Febbraro, a conquista não teria sido apenas científica, mas “um feito que demonstra que, quando a gente se une aos nossos semelhantes, não há objetivos impossíveis”.

Sim, ter amigos é tudo de bom. Soma, fortalece, engrandece.

E, se esse já é um bom motivo para estimular o relacionamento do seu filho com outras crianças da mesma faixa etária, continue lendo este artigo.

A Creche Escola Jardim Oceânico reuniu mais 9 razões pelas quais é importante que você faça isso hoje e sempre. Veja!

9 benefícios da amizade na infância

 Amizade de infância é muito mais do que entretenimento e diversão. É uma forma do seu pequeno desenvolver uma série de habilidades que vão fazer a diferença durante a vida inteira.

Mesmo quando há conflitos envolvidos, até mesmo afastamentos, esse tipo de relação traz um amadurecimento com ganhos cognitivos e afetivos.

Funciona basicamente como uma preparação para a vida adulta. Acompanhe aqui alguns desses benefícios.

1)    Satisfazendo a necessidade de convivência social

 Somos seres sociais, comunitários, gregários, solidários.

Além de satisfazer a necessidade humana de interagir com os outros, a convivência do seu filho com amigos ajuda a criar nele alguns sentimentos muito importantes, como o de pertencer a um grupo.

2)    Aprendendo diversidade na prática

 Quando se relaciona com outras crianças, seu filho tem contato com diferentes valores, opiniões e realidades.

Isso é fundamental para que ele comece desde cedo a desenvolver noções de respeito e tolerância.

3)    Criando e fortalecendo o senso crítico

 Outro ganho de ter contato com diferentes pontos de vista é que a criança cria um senso crítico, passa a se questionar em vez de aceitar como verdade tudo que ouve.

4)    Desenvolvendo comunicação e autonomia

O convívio com outra criança da mesma idade melhora também a habilidade de comunicação e até de negociação dos pequenos.

Talvez porque eles se sintam mais à vontade. Talvez porque não tenham um adulto por perto tentando ajudar na hora de expressar o que querem.

O fato é que eles se viram e vão se tornando mais autossuficientes.

5)    Aprendendo a dividir com o outro

 Com os amigos, seu filho irá trocar ideias, correr e gargalhar.

Mas também dividir: brinquedos, merendas, atenções. Esse é um aprendizado muito útil, especialmente se ele não tem irmãos com idade próxima.

6)    Proporcionando autoconhecimento

 A cada troca com as outras crianças, seu filho descobre mais sobre si: do que gosta e do que não gosta, pontos de identificação e de divergência com os amigos, além de perceber os diferentes graus de amizade e de intimidade com cada um.

7)    Desenvolvendo o repertório de experiências

 O contato com outras crianças também vai trazendo novas experiências e, com isso, enriquecendo intelectual e emocionalmente o repertório de vida de cada um.

Ainda que num nível menos profundo, a amizade infantil ensina na prática sobre atitudes, sentimentos e valores, como: lealdade, cumplicidade, empatia, acolhimento, capacidade de guardar segredo, confiança, apoio e solidariedade, entre outros.

8)    Aumentando a autoestima e a autoconfiança

 Um círculo de amigos com atitudes saudáveis funciona ainda como um fator de proteção social. Ajuda no entrosamento com o resto do grupo. Traz ganhos de estabilidade emocional, autoestima, bem-estar e até autoconfiança.

9)    Aumentando a resiliência na idade adulta

 E, por fim, acrescentamos aqui o resultado de um estudo bem interessante publicado no British Journal of Psychology.

Segundo ele, ter um amigo de confiança ainda ajuda a criança a se tornar um adulto mais resiliente. A suportar melhor, sem perder o bom humor, qualquer dificuldade da vida.

Faz todo o sentido, depois dessa lista de benefícios.

Como fazer para estimular as novas amizades do seu filho?

 A parte mais fácil é essa. Em geral, as crianças fazem amizade com muita naturalidade. E amam isso.

Nosso papel, como pais ou educadores, é colocar nossos filhos ou aluninhos em contato. Simples assim.

E esse é mais um ganho dos bebês que entram muito novos aqui na creche. Desde cedo, eles começam a usufruir das vantagens da companhia de outros meninos e meninas da sua idade.

E você? Tem algo legal para compartilhar sobre as experiências do seu filho com os amiguinhos? Alguma dúvida ou opinião diferente sobre esse assunto? Deixe aqui nos comentários. Teremos uma imensa alegria em trocar mais ideias e saber o que você pensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?