Ho-ho-ho-ho! Existe momento mais mágico e feliz para uma criança do que receber o Papai Noel?
Uma prova é esse vídeo, gravado na nossa creche escola, num dos eventos mais esperados do ano. Uma cena com direito a barulho de helicóptero, de sinos e muita emoção para dar aquele frio na barriga.
Nosso bom velhinho chegou chegando e aproveitou para conversar sobre respeitar os papais e as tias. Se alimentar bem. Amar os coleguinhas. Além, claro, de entregar os presentes.
E esse é um (entre vários) ganhos da fantasia. Aproveitar o personagem e toda a tradição em torno dele para transmitir – de forma lúdica e, com isso, memorável e prazerosa – uma série de bons valores.
Continue aqui conosco para acompanhar alguns deles e ver se concorda com o quanto é fundamental estimular vivências recheadas de faz de conta como essa.
Valores que a tradição em torno do Papai Noel ajuda a fortalecer
- Solidariedade, bondade e generosidade
O enredo do Papai Noel é basicamente de bondade e generosidade. Ele traz presentes e alegrias para todo mundo.
Isso acaba contagiando as pessoas em geral e inspirando uma série de histórias de amor e solidariedade na vida real.
- Noção de que somos todos irmãos
Sim, o próprio nome passa a noção de que não existem diferenças. De que somos parte de uma mesma família. Ele é “papai” Noel. Ou seja, todas as crianças do mundo são filhas dele.
Vale a pena você aproveitar o momento para reforçar isso com seu filho. Alimentar esse sentimento de união, afeto e proximidade do outro, tão importantes no mundo de hoje.
- Respeito, valorização e reconhecimento dos mais velhos
Infelizmente o etarismo ainda é uma realidade. Então, nada melhor do que reconhecer a figura de um bondoso, querido e soberano velhinho – com poderes sobre-humanos de voar pelo mundo num trenó puxado por renas e levar presentes para todos os lares do planeta.
É outro excelente gancho para ser realçado aos olhos dos pequenos.
- Paciência e tolerância
O ritual envolvido é também um treinamento de paciência e tolerância. É preciso saber esperar a noite de 24 de dezembro para que o Papai Noel chegue com os presentes e as crianças possam abri-los.
Para combater a cultura do imediatismo, isso é especialmente valioso.
Vamos falar mais da importância de estimular essa fantasia?
Todos esses valores são passados por meio da fantasia, algo que é tão natural e saudável para qualquer criança.
Entre os ganhos do faz de conta estão:
- a formação da subjetividade: a experiência com o imaginário contribui para o desenvolvimento da habilidade de identificar e dar nome a sentimentos complexos;
- o estímulo da criatividade: seres como Papai Noel, Coelho da Páscoa e Fada do Dente, por exemplo, e seus contextos alimentam a imaginação infantil;
- a lembrança de momentos mágicos: tanto em casa com a família, quanto na escola, a criança brinca junto com os adultos, ouve histórias, interage de forma positiva.
Tudo isso fala muito sobre a forma como trabalhamos e no que acreditamos aqui na Creche Escola Jardim Oceânico.
“Aprender brincando” é um lema nosso. Uma espécie de estrela guia no Natal e durante todo o ano.
Se você também valoriza essa forma de ensinar e tem filhos pequenos, venha conhecer nosso espaço e trocar uma ideia com a gente.