Leite materno: como armazenar, congelar e descongelar

Com a rotina corrida nem sempre as mamães conseguem estar presentes em todos momentos de alimentação dos seus filhos. Mas isso não impede que a criança tenha uma rotina saudável e tome, inclusive, o leite materno – única fonte de alimento recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até os seis meses de idade. Para isso, é necessário armazenar de forma adequada o leite materno. Confira:

Quanto tempo deixar o leite materno na geladeira, sem precisar congelar?

Segundo os padrões determinados pelos especialistas da Rede de Bancos de Leite Humano, o leite materno pode ser guardado por no máximo 12 horas na geladeira. Para armazenar por mais tempo do que isso, o melhor é congelar o leite.

Como congelar o leite materno

O leite materno pode ser armazenado no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de 10 graus negativos, segundo recomendação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Antes de congelar, anote numa etiqueta a data do congelamento.

Como descongelar o leite materno

O melhor jeito de descongelar o leite é colocando o recipiente dentro de um pote maior com água morna. É recomendado usar a mesma temperatura de água que você usaria para o banho do bebê. O uso do micro-ondas não é aconselhável porque existe a possibilidade de algumas propriedades do leite se perderem no processo de aquecimento. Pelo mesmo motivo, também não se deve descongelá-lo em banho-maria nem fervê-lo ou esquentá-lo diretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?