Outro dia comentamos no nosso Instagram a importância de conversar com seu filho antes de ele dormir. Um gesto simples, mas que aumenta a conexão entre vocês.
Hoje vamos um pouco mais além. Já experimentou falar com seu pequeno durante o sono?
Para quem nunca ouviu nada sobre isso, a proposta é baseada na técnica Sleep Talk®, criada por uma britânica nos anos 1970.
Os benefícios vão da possibilidade de ele largar fralda e chupeta à superação de traumas, passando por melhora da autoestima e dissolução de ciúmes do irmão, entre outros.
Continue aqui com a gente e veja:
- A história do Sleep Talk®;
- O que a técnica fez pela filha da sua criadora;
- Como o Sleep Talk® funciona;
- Por que razão durante o sono;
- Cuidados ao aplicar a técnica;
- Alguns problemas que o Sleep Talk® ajuda a resolver;
- Palavras finais.
A história do Sleep Talk®
O Sleep Talk® foi criado por Joane Goulding, professora, autora e mãe britânica. A motivação? Michelle, sua filha especial, portadora de paralisia cerebral, dispraxia da garganta e deficiências intelectuais graves.
A menina era agitada e agressiva, tinha o desenvolvimento lento, dificuldades de comunicação, falta de jeito para as atividades normais da sua idade. Nenhum médico ou qualquer outro profissional oferecia solução.
Junto com isso, eram comuns: sentimentos de não pertencimento e de inadequação, além de imensa tristeza.
Depois de começar a conversar com a criança durante o sono e ir percebendo as melhorias no comportamento, Joane foi aprimorando a técnica. Foram anos de estudos e descobertas, baseados em conceitos de Psicologia, Psicanálise, Neurociência e Hipnoterapia.
O que a técnica fez pela filha da sua criadora
Hoje, apesar de ainda ter que lidar com as deficiências físicas, tudo mudou.
Michelle teve suas crenças de que era inadequada e defeituosa substituídas por outras altamente positivas. Por exemplo, de que é amada, que pode andar e falar, que a vida é feliz e que ela está bem.
Como resultados práticos, está casada há mais de 25 anos, é independente, viaja, cozinha, enfim, tem uma vida praticamente normal e realizada.
Como o Sleep Talk® funciona
Não são só as crianças especiais que podem ser beneficiadas pela conversa durante o sono. Com uma série de casos de sucesso pelo mundo, hoje seu método é certificado e protegido por lei. E o Sleep Talk® é visto como um Programa de Desenvolvimento e Empoderamento Emocional Infantil.
Aliás, nada explica melhor do que se trata. A ideia é empoderar emocionalmente a garotada. Desenvolver seus recursos mentais para que nossos meninos possam se fortalecer e lidar com os desafios do dia a dia.
E basicamente funciona com alguns minutinhos de conversa toda noite com o seu filho (ou os seus filhos). Inclusive, é recomendado que quem tem mais de um deve fazer com todos.
As palavras são pronunciadas assim que eles dormem, por um período que costuma variar de 3 a 6 meses.
Mas não é nada aleatório. A primeira fase – não por acaso chamada de fundação – tem como objetivo reforçar o quanto o seu filho é amado, independentemente do seu comportamento ou de qualquer outra coisa. Isso fortalece sua autoestima e autoconfiança.
Só depois desse trabalho, os pais devem partir para combater os maus hábitos e comportamentos. Sempre com frases amorosas.
Por que razão durante o sono
Enquanto dorme, a mente infantil está mais aberta a novos aprendizados.
Mas é importante que a conversa seja feita nos momentos mais relaxados. Quando as ondas cerebrais estão entre as frequências alpha profundo e teta leve.
Assim, além do seu filho não acordar no meio, o que você está sugerindo para ele será aceito mais facilmente e sem provocar interferências nos seus hábitos de sono.
E não se preocupe! Para que você saiba exatamente a hora de começar a falar, existem profissionais especializados no método que orientam os pais por meio de consultorias.
Cuidados ao aplicar a técnica
Não só o momento, mas as frases usadas precisam ser as certas. Elas têm que refletir exatamente o amor incondicional que você sente pela sua criança. E ter emoção.
Existem alguns detalhes a serem seguidos, como falar tudo no positivo, no presente e, especialmente deve-se antes de tudo criar a fundação. Ou seja, nas primeiras semanas, fortalecer a autoestima do seu filho para depois atacar o problema.
Para que surta efeitos, é recomendado que você busque a orientação de um especialista Goulding® credenciado.
Alguns problemas que o Sleep Talk® ajuda a resolver
Como dito anteriormente, um dos grandes ganhos é o de aumentar a autoestima e a autoconfiança da criança.
Depois que ela se fortalece emocionalmente, o próximo passo é o de resolver o problema em si, que pode ser, por exemplo:
- Fazer xixi na cama;
- Roer unhas;
- Dificuldade de largar fraldas ou chupetas;
- Dificuldade de adaptação ou no desempenho escolar;
- Ciúmes do irmão;
- Brigas entre irmãos;
- Distúrbios do sono;
- Agressividade;
- Agitação;
- Estresse;
- Ansiedade de separação;
- Excesso de timidez;
- Birras;
- Traumas;
- Medos etc.
Palavras finais
Aqui na Creche Escola Jardim Oceânico, tudo que envolve construção com amor e carinho, respeito às individualidades, informações transmitidas de maneira prazerosa e desenvolvimento infantil, nos interessa.
Por isso estamos sempre buscando e fazendo questão de comentar sobre técnicas como essa.
Você já conhecia o Sleep Talk®? Tem alguma experiência desse tipo para compartilhar com a gente? Comente aqui.