Que tal aproveitar o dia 27 deste mês, em que é comemorado o Dia do Idoso, para levar seus filhos para passarem um dia especial com os avós? Além de ser uma oportunidade de ter um momento de muito amor, estreitar esse laço de afeto tem benefícios comprovados pela ciência.
Segundo estudo realizado pelo antropólogo James S. Bates, os efeitos dos avós perante suas famílias são muito positivos em relação à formação de caráter e desenvolvimento emocional dos netos. A pesquisa aponta diversos benefícios dessa relação que refletem diretamente na vida adulta:
Árvore genealógica
Os avós ajudam os netos a entenderem e interpretarem a história da família. Contam quem foram os avós dos avós, o que faziam, de onde vieram, assim por diante. Ter esse conhecimento e senso de pertencimento é muito importante para que a criança cresça imbuída de um espírito de ancestralidade.
Mentores
Pela sua experiência e sabedoria, os avós ensinam e transmitem habilidades práticas e de conhecimento da vida importantes para as crianças.
Espiritual
Os avós costumam oferecer conforto, encorajamento e conselhos, guiando seus netos e sendo uma base sólida.
Caráter
Se esforçam para nutrir e dar forma ao caráter e à personalidade de seus netos, para que se tornem membros éticos e responsáveis na vida em sociedade.
Recreação
Tentam organizar, facilitar e participar de atividades de lazer com os netos. Costumam realizar atividades que muitas vezes os pais não têm tempo para fazer.
Identidade familiar
Encorajam fortes relações familiares e comportamentos interpessoais apropriados entre os membros da família.
Investimento
Auxiliam os netos a se tornarem financeiramente autossuficientes na idade adulta.