Ensinar a escrever e ler as primeiras palavras para os pequenos é um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Escolher atividades de alfabetização que sejam efetivas e engajem todos os alunos da sala de aula, pode ser difícil.
Pensando nisso, a Creche Escola Jardim Oceânico, no Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, criou esse artigo para sugerir atividades para tornar a alfabetização mais divertida e desenvolvê-la melhor com os alunos.
Utilize imagens para facilitar o aprendizado
Estudos mostram que utilizar recursos visuais, melhora o aprendizado. Usar desenhos de substantivos que começam com determinada letra, para ajudá-los a associar.
Uma dica de atividade é criar jogos de memória, em que os cartões terão uma imagem e seu nome descrito logo abaixo. Também, com uma caixa de sapato, recortes de imagens, alguns gargalos e tampas de garrafa pet, dá para montar um brinquedo interativo. Nele, as crianças montarão palavras correspondentes a cada imagem.
Incentive os alunos a tocarem nas letras
Desenhar as letras no quadro e pedir para repetirem o som de cada uma delas é interessante, mas o aprendizado pode ter mais efeito, se trabalhado com maior interação.
A dica é desenhar as letras, pode ser com EVA, e entregá-las aos alunos para que as toquem, seguindo setas projetadas, estrategicamente, no interior das letras. Em seguida, pedir a eles que as desenhem, por exemplo, na areia do parquinho da escola.
Essas práticas farão com que, além de aprenderem as letras, desenvolvam sua memória visual e motora.
Lata das letras
Outra atividade muito bacana de alfabetização é a lata de letras. A alfabetização começa bem antes de aprender a ler e a escrever. Essa atividade pode ser feita com a criança desde pequena.
Ela trabalha a concentração, a atenção, o reconhecimento das letras e do som. Dentro de uma lata decorada, coloque as letras coladas em uma tampa de garrafa pet. Sente as crianças em círculos e passe a lata de mão em mão. Cada criança pega uma letra e deve dizer uma palavra com aquela letra. Essa atividade é boa também para ajudar a fixar o som de cada letra na cabeça das crianças.
Livro Sensorial de EVA
Com EVA, é possível montar um livro sensorial de atividades, em que as crianças completem as atividades com as mãos e não só com o lápis. Ações simples como ligar a letra a figura com uma fita, incluir as letras faltando com velcro… E outras atividades mais que a criatividade inventar.
A Creche Escola Jardim Oceânico, no Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, está sempre pronta para tirar as suas dúvidas sobre crianças e educação. Acesse nosso site e venha conversar conosco.