Comunicação Não Violenta na Escola

A violência é um problema que assola a sociedade atualmente e o Rio de Janeiro tem se destacado nas notícias sobre o assunto. Ela está presente não só na rua, mas também dentro de ambientes, onde deveríamos esperar o contrário. Nos espaços públicos, não estamos imunes aos desconhecidos. No entanto, nos privados,, podemos fazer o máximo para não perpetuar os comportamentos que levam à atitudes agressivas. É com a educação de “dentro” que manifestamos nossas ações no “fora”.  Daí, a importância de se adquirir o hábito da Comunicação Não Violenta ou CNV.

Criada pelo americano Marshall Rosemberg, esta forma de se comunicar com o próximo baseia-se, fundamentalmente, em quatro pilares: observar, identificar sentimentos, assumir responsabilidades e fazer pedidos. A partir daí, já pode-se notar as funcionalidades que a CNV pode ter no ambiente educacional. Sobretudo no espaço da educação infantil, uma vez que o aluno tende a reproduzir em sociedade aquilo que ele aprende na escola. E bons exemplos devem ser apreendidos desde cedo.

Através da fala e das atitudes, a criança se comunica com seu semelhante a todo momento, deixando claro seus desejos e traços de comportamentos, que a levam a manifestar aquele desejo ou a conseguir o desejado. É preciso que nós, adultos, tenhamos cuidado na maneira como nos dirigimos à ela, incentivando a compreensão, a paciência e a aceitação das diferenças.

É fundamental o estímulo ao diálogo, através de práticas de conjunto que incitem a empatia e a solidariedade e, por isso, os quatro pilares citados. Por meio da observação, a criança cria referências e exercita a escuta, outro objetivo da CNV. Com isto, ela será capaz de identificar os sentimentos em relação às suas questões, nomeando-os. Assim, ela poderá assumir as responsabilidades sobre o que sente e modular a forma como irá pedir o que ela quer ou informar sobre seus sentimentos. Tudo isto contribui para uma melhor relação com seus colegas dentro e fora da escola, possibilitando maiores chances de trocas saudáveis.

A Creche e Escola Jardim Oceânico se pauta em valores como a distribuição de amor, o cuidado com atenção, a busca pela excelência e o trabalho com comprometimento. Nossa missão é levar uma educação qualificada para fazer surgir competências e habilidades em nossas crianças, que colaborem com elas na busca de seus sonhos e no afloramento de suas características de forma pacífica, natural, amorosa e com afeto. Acesse nosso site e venha nos conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?