O ensino da arte propicia ao aluno a descoberta do ato criativo, a oportunidade de entrar em contato com sua imaginação e a possibilidade de expressar pensamentos e sentimentos através de manifestações artísticas. Desenvolve potencialidades, tais como a percepção, observação, imaginação, sensibilidade e afetividade, contribuindo também para a apreensão significativa dos outros conteúdos curriculares. Possibilita ainda, a construção de estratégias pessoais e coletivas na convivência diária, já que aguçam o senso crítico e o poder de decisão, condições básicas para a construção da autonomia.
Por isso, a Creche Jardim Ocêanico criou uma postagem para incentivar o ensino de artes nas escolas.
A importância do ensino de artes
Entrar em contato com as emoções e sua criatividade
Além de estimular a criatividade, a arte também ajuda o pequeno a entrar em contato com as suas emoções e expressar os “sentimentos ruins” de forma saudável e segura. A expressão da imaginação também é uma vantagem significativa, já que ela está ligada ao crescimento da capacidade cognitiva.
Desenvolvimento de potencialidades
A arte contribui fortemente para o desenvolvimento de potencialidades infantis, tais como a percepção, observação, imaginação, sensibilidade e afetividade, contribuindo também para a apreensão significativa dos outros conteúdos curriculares.
Socialização
A arte possibilita, ainda, na construção de estratégias pessoais e coletivas na convivência diária, já que aguçam o senso crítico e o poder de decisão, condições básicas para a construção da autonomia. Melhorando a socialização e as habilidades interpessoais da criança.
A Creche Escola Jardim Oceânico, no Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, está sempre pronta para tirar as suas dúvidas sobre crianças e educação.