Como manter a qualidade no ensino infantil à distância?

As medidas de isolamento social afetaram todos os níveis da educação, da creche às universidades. Apesar de os conteúdos do ensino infantil terem ênfase em atividades lúdicas, brincadeiras e interação com os professores e coleguinhas, existem diretrizes que devem ser seguidas pelas instituições que continuam suas atividades por meio de vídeos.

Isso porque a educação infantil é o primeiro contato de qualquer criança com o estudo e deve ser essencial o estímulo adequado, para que esta experiência não seja traumática.

Vídeos: a escolinha em casa

Para completar o ano letivo, o Governo Federal isentou as instituições de ensino do cumprimento de 200 dias em sala de aula pelo aluno e a grade curricular, bem como as atividades, são mantidas à distância.

No caso de creches, essas atividades se pautam basicamente por brincadeiras, jogos lúdicos e interação entre os colegas de turma, através de videoaulas, que devem, preferencialmente, ser acompanhadas pelos pais.

Para a educação infantil, a orientação é garantir que a criança mantenha o contato com professores e amiguinhos de turma em encontros online, de duas a três vezes por semana.

Desta maneira, as atividades, que incluem brincadeiras e direcionamento em práticas artísticas e psicomotoras são disponibilizadas em vídeos para as crianças realizarem durante a semana. Neste processo, a família entra não só como apoio em casa, mas mantendo um diálogo com a instituição sobre o rendimento de seus filhos em relação às atividades propostas. Os responsáveis, aqui, devem estimular as crianças a desenvolverem as atividades, mesmo que não estejam em frente a celulares, tablets e computadores.

Isso porque outra preocupação que gira em torno da educação infantil em época de pandemia é quanto ao tempo de exposição das crianças à tela.

A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que, durante a quarentena, o tempo que a criança fica em frente à tela deve respeitar os limites para cada faixa etária, pois a exposição excessiva aos aparelhos eletrônicos de exibição das aulas pode provocar alterações de comportamento e saúde nos pequenos.

Nós, da Creche Escola Jardim Oceânico, adotamos o recurso da videoaula para manter nossos serviços e continuar atendendo aos pais que contam conosco na educação de seus filhos. Apesar do distanciamento, estamos em constante diálogo com os responsáveis pelos nossos alunos, mantendo a qualidade dos nossos serviços com segurança. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?