Crianças hiperativas são um desafio para pais e professores, especialmente para quem nunca teve de lidar com essa situação. Pensando nisso, a Creche e Escola Jardim Oceânico fez essa postagem dando dicas das melhores maneiras para ajudar o desenvolvimento de crianças hiperativas.
O que é hiperatividade?
A hiperatividade é uma alteração comportamental marcada, principalmente, por agitação e impulsividade acima do normal. Ela se apresenta de formas diferentes em meninas e meninos. No caso de meninos, ela é mais comportamental, tornando-os mais agitados e impulsivos. Já nas meninas, ela tende a ser mental, fazendo com que elas tenham uma dificuldade maior de concentração.
Um equívoco comum é associar a hiperatividade infantil com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). A agitação excessiva é apenas um dos sintomas do TDAH em sua forma hiperativo-impulsiva. Além do mais, existem diversas causas para a hiperatividade infantil, como alterações de desenvolvimento, exposição a toxinas, depressão, contexto familiar conturbado, entre outras. Por essa razão, é fundamental um diagnóstico profissional adequado.
Como cuidar melhor de crianças hiperativas?
Paciência, compreensão, carinho e conversa na hora de lidar com crianças hiperativas são a chave.
Esse é um conselho para lidar com todas os pequenos, aliás.
Porém, crianças hiperativas podem exigir um pouco mais dos pais e educadores. Crianças são bastante intuitivas e compreendem os adultos muito bem. É preciso conversar com elas para entender melhor como se sentem e como suas mentes trabalham. Além de fazer a criança se sentir ouvida, isso vai ajudar a criar estratégias de desenvolvimento sob medida para a necessidade dela.
Com o estresse do dia a dia, perder a cabeça com as atitudes de uma criança hiperativa pode ser fácil. No entanto, o ideal é ser compreensivo e lidar com as circunstâncias de maneira paciente, bem-humorada e sempre com muito carinho. Em muitos momentos, a criança age por impulso e ainda não tem noção de que aquela conduta é errada.
Outra atitude importante é ajudar a criança hiperativa a criar laços de amizade. O isolamento é uma consequência da hiperatividade por conta dos comportamentos inadequados. Por isso, é imprescindível que pais, irmãos e educadores ajudem o pequeno a criar laços de amizade que o façam se sentir acolhido. É importante ressaltar o valor que a proximidade da família representa nessas situações, uma vez que essa presença ajuda a criança hiperativa a ter mais confiança em si mesma e a saber lidar com determinadas situações.
Incentivar a organização e a rotina em crianças hiperativas
A criação e organização de uma rotina é muito importante para a ajudar a criança a entender que ela tem funções para cumprir ao longo do dia. Isso estimula a disciplina e o cumprimento de regras, duas coisas imprescindíveis para o desenvolvimento de crianças hiperativas.
Não precisa ser nada muito complicado, apenas uma descrição das atividades e obrigações diárias, como horário de estudos e fazer a cama. Agendas, calendários e cronogramas podem ser ótimos aliados nessa hora. Especialmente quando são interativos e coloridos, para chamar a atenção dos pequenos.
É importante que a aplicação dessa rotina seja aliada ao cumprimento de regras, pois crianças hiperativas tendem a ter mais dificuldades para executá-las. Imposição de limites aliado a um sistema de recompensas e punições pode ser uma boa forma de fazê-las entenderem a importância do respeito às regras.
Estimule a prática de esportes e atividades físicas em crianças hiperativas
Energia é algo que criança tem de sobra. O que diferencia crianças hiperativas é que, muitas vezes, elas não conseguem parar após um pedido ou uma ordem para diminuir a intensidade de suas ações. Isso pode causar agitação no ambiente e nas pessoas ao redor.
A prática de atividades físicas é a primeira sugestão para o gasto dessa energia extra. Além de ser uma excelente maneira de estabelecer uma disciplina e estimular a criança acerca da consciência de si mesma e dos demais que estão à sua volta.
Procure ajudar a criança hiperativa com psicoterapeutas
A terapia é responsável por trabalhar o aspecto comportamental da criança hiperativa. Além disso, a família também é parte do tratamento e recebe auxílios para lidar com os comportamentos bem característicos da hiperatividade.
A psicoterapia faz com que a criança hiperativa encontre formas de lidar com determinadas situações de forma mais segura, incluindo sua relação com familiares até o ambiente escolar e profissional. A autonomia é uma das principais consequências desse processo. Nunca deixe de procurar ajuda especializada.
Estimule a criatividade e a imaginação em crianças hiperativas
Crianças hiperativas têm muita dificuldade em manter a concentração e tendem a dispersar e se entediar muito rápido. Por isso, aposte em recursos que estimulem a criatividade e a imaginação, como computadores, livros coloridos, atividades audiovisuais e exercícios práticos.
A Creche e Escola Jardim Oceânico tem professores sensíveis, capazes de lidar com as situações mais diversas. Acesse o site.