A alfabetização, assim como todo desenvolvimento dos pequenos, é um processo particular, que tem seu tempo próprio. A velocidade que uma criança leva para aprender a ler e a escrever não necessariamente é igual a de outra. E isso deve ser respeitado.
Mas é claro que é possível estimular o interesse e facilitar o processo de aprendizagem. Em comemoração ao Dia Internacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, que tal aprender a impulsionar seus filhos durante essa jornada? É mais simples do que parece.
Falar as palavras ajuda a saber escrevê-las
Pesquisa da Universidade Macquarie, na Austrália, concluiu que ouvir e falar as palavras aumenta as chances das crianças saberem escrevê-las. Isso quer dizer que quando você lê em voz alta para seus filhos ou quando conversa com eles, você está também, de certa forma, ensinando-os como soletrar cada palavra.
O estudo, feito com 36 crianças entre 9 e 10 anos, usou o eye tracking, um recurso que examina por quanto tempo e em que pontos o olhar se fixa, para estabelecer a relação entre as palavras escritas e ouvidas ou faladas. Nessa faixa etária, as crianças estão no fim do ciclo de alfabetização. Por isso, espera-se que elas já tenham bem consolidadas as relações entre as letras e seus sons.
Na dinâmica proposta pelos especialistas, as crianças foram monitoradas por eye tracking enquanto liam uma palavra nova, inventada. Aquelas que já haviam ouvido essas palavras demoraram menos tempo encarando as letras e tiveram mais facilidade para ler do que as crianças que ainda não haviam entrado em contato com a forma oral das palavras.
O processo de consolidação da linguagem no cérebro é complexo e envolve não apenas habilidades auditivas, como também áreas ligadas à visão e à memória. O auditivo é um fator primordial na assimilação da linguagem. A quanto mais palavras as crianças forem expostas, maior será seu repertório, tanto na escrita como na fala. Por isso, converse com seu filho, leia para ele e não tenha medo de desafiá-lo com palavras que ele ainda não conhece.