Outro dia nossos aluninhos dos berçários II descobriram as delícias de experimentar alguns legumes por meio de uma atividade de percepção gustativa realizada aqui na Jardim Oceânico.
Brincar com os sabores é divertido. Na verdade, é muito mais do que lúdico e prazeroso.
Provar e identificar cenoura, diferentes tipos de batata e pepino, entre outros, estimula os sentidos. De bônus, ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos pequenos.
Mas essa exploração sensorial – e seus benefícios – pode (e deve!) ser muito maior do que pelo paladar. O ideal é que sejam trabalhados também o olfato, a visão, o tato, a audição e os movimentos do corpo da criança.
E é sobre isso que vamos falar neste blog. Continue com a gente para saber como colaborar com esse processo do seu filho em casa também.
Você vai ver:
- Quais os benefícios de estimular a percepção sensorial das crianças
- Como estimular a percepção tátil
- Como estimular a percepção auditiva
- Como estimular a percepção olfativa
- Como estimular a percepção gustativa
- Como estimular a percepção visual
- Como estimular os sistemas vestibular e proprioceptivo
- Onde estimular tudo isso
Quais os benefícios de estimular a percepção sensorial das crianças
Estimular a percepção sensorial das crianças é colaborar para desenvolver variados tipos de inteligência, facilitando aprendizados, habilidades cognitivas e afetivas, além da forma como elas vão interpretar o mundo.
Afinal, a percepção sensorial está ligada ao cérebro – aos cinco sentidos, à coordenação motora, à relação que se tem com o espaço e com o que acontece à nossa volta.
Outra vantagem é que essa estimulação acaba ajudando a gente a identificar possíveis deficiências nos sistemas sensoriais e, com isso, buscar especialistas para avaliar e tratar de forma precoce eventuais problemas.
E o melhor de tudo é que isso pode ser feito de forma leve, divertida e prazerosa. Veja a seguir.
Como estimular a percepção tátil
Já que estamos falando em tato, a intenção aqui é fazer com que as crianças percebam quente/frio, áspero/macio, duro/mole etc. com o toque da pele. Ou seja, encostando mãos, braços ou qualquer área da pele nos objetos.
Para fazer isso de uma forma bem lúdica, que tal colocar uma venda nos olhos do seu pequeno(ou criar uma caixa sensorial que não permita que ele veja o que está dentro) e pedir que ele diga o que está segurando?Claro que a escolha das peças depende da idade e do seu repertório.
Mas segue uma listinha que costuma provocar sensações interessantes:plástico-bolha, cerdas da escova cabelo, braço do urso de pelúcia, massinha de modelar, giz de cera, areia, picolé, gelatina, casca de abacaxi etc.
Como estimular a percepção auditiva
Para isso, você pode selecionar vídeos na internet com sons da natureza, da cidade, dos bichinhos etc. e ir mostrando para o seu filho.
Mas olha que legal se vocês derem um passo além. Por exemplo: saírempara passear no final de semana e gravarem seus próprios áudios.
Dependendo do tempo: barulhinho da chuva, trovão.
Se forem à praia:mar. Na serra: cachoeira, rios.
Num zoológico:vários animais. Num parque: cães, gatos, passarinhos.
No próprio bairro: buzinas. Enfim, não faltam ideias por aí.
Como estimular a percepção olfativa
Agora a dica é do tipo dois em um. Se você resolver estimular a percepção olfativa do seu pequeno com os diferentes cheirinhos dos alimentos, já aproveita para emendar no próximo item, que é o do paladar.
O cenário pode ser a própria cozinha da sua casa.
Descasque laranjas, parta um limão, junte outros ingredientes com aromas deliciosos, como canela e essência de baunilha.
Peça para a criança cheirar um por um. Depois aproveite e prepare um belo bolo com tudo isso (jogue essas palavras no Google que vão aparecer muitas receitas saborosas).
Invente um pãozinho salgado de especiarias para acompanhar e siga o mesmo processo.
E, claro, na hora de tirar bolo e pão do forno, não se esqueça de soltar um belo “Hummmm!”enquanto aproxima o nariz daqueles odores incríveis e característicos de cada um.
Como estimular a percepção gustativa
Agora vem a melhor parte. Sente com a criança e saboreie o que vocês acabaram de preparar.
Ali ela terá uma amostra de doce/salgado. Talvez perceba o azedinho do limão, o macio do bolo.
Mas vale a pena – até porque vocês já estão na cozinha – ampliar essa experiência e sugerir que ela provetambém outros itens que puxem mais para o amargo, o duro, o crocante, o líquido, o cremoso etc.
Como estimular a percepção visual
Para estimular a percepção visual, você pode fazer algumas mudanças no seu visual, na decoração da sua casa ou, melhor ainda, no quarto do pequeno.
Vale pintar o cabelo, fazer um corte radical, tirar barba etc. Ou, quem sabe, comprar um pôster novo para ele, colocar um vaso de planta na sala, mudar a posição dos móveis, enfim, qualquer coisa que seja diferente do que a criança está acostumada.
Se o seu filho não comentar espontaneamente, você pode brincar de adivinhação e pedir que ele procure descobrir o que existe de novo.
Como estimular os sistemas vestibular e proprioceptivo
Os sistemas vestibular e proprioceptivo são ligados ao equilíbrio e à orientação espacial, à gravidade, ao peso e à coordenação motora.
Isso inclui, por exemplo, a identificação dos lados direito e esquerdo, as direções para cima e para baixo, para a frente e para trás, a consciência corporal etc.
Para estimulá-los, você pode investir em atividades que envolvam movimentos, como balançar, correr, pular e rodar. Algumas ideias?
Andar com um objeto (por exemplo livro) na cabeça sem deixar que ele caia, pular corda ou amarelinha, dançar etc.
Onde estimular tudo isso
A ideia desse blog é que você possa colaborar com esse desenvolvimento em casa, na pracinha, em qualquer lugar.
Mas, claro, lembre-se de que quanto mais estímulos, melhor.
Você pode contar com a Creche Escola Jardim Oceânico para reforçar tudo isso e muito mais.
Entre em contato com a gente e venha conhecer nossas propostas, nosso jeito de pensar e agir, nossos espaços e profissionais.