Capoeira traz inúmeros benefícios para as crianças
Mais do que uma dança ou uma luta, a capoeira é uma arte e uma expressão cultural que traz em suas raízes musicalidade, movimentos corporais próprios e ensinamentos ancestrais. Por essa riqueza de atributos, ela é uma excelente atividade para as crianças.
Considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, a capoeira promove diversos benefícios para quem a pratica. No caso das crianças, esses benefícios são ainda maiores, já que é nessa fase que capacidades cognitivas, físicas, afetivas, sociais e psicomotoras são desenvolvidas com mais rapidez. Confira as vantagens da prática para os pequenos:
Coordenação motora e musicalidade
Por ser uma atividade essencialmente musical, com a presença de instrumentos como berimbau, pandeiro e atabaque, a capoeira desenvolve na criança noções de ritmo, coordenação motora e percepção sensorial, o que contribui para o aprimoramento da linguagem, leitura, escrita, lógica e até mesmo para o equilíbrio emocional.
Relação com o corpo e com o espaço
O jogo da roda de capoeira, permeado de movimentos de luta e de dança, cria na criança uma relação muito saudável com o próprio corpo, pautada no autoconhecimento e na consciência do seu espaço e do espaço do outro. A prática também desenvolve elasticidade e tônus muscular.
Socialização e cultura
Parte importante da cultura africana, a capoeira traz uma bonita história de resistência e desenvolve em quem a pratica uma relação de respeito e parceria com o outro. Por isso, a atividade auxilia nas relações sociais da criança, incentivando um harmonioso e amigo convívio em grupo. A atividade também melhora as relações interpessoais de crianças hiperativas e introspectivas.
Concentração e estratégia
O jogo também envolve muita atenção. A cada instante o capoeirista aprende a tomar decisões: atacar, defender, contra-atacar, “florear” ou dar a “volta ao mundo”. Dessa forma, a criança desenvolve concentração e capacidade de escolher com estratégia e sabedoria.