Brincar, participar, aprender

Vivências estimulam as crianças a desenvolverem a criatividade e a autonomia.

Além de “o fato de ter vida”, outro significado para a palavra vivência é “conhecimento adquirido com experiências vividas”. Nada mais emblemático para crianças nos seus primeiros anos de vida, fase em que aprendem e absorvem muito mais informações do que em qualquer outro período. Neste sentido, brincar, participar de atividades lúdicas, jogos e atividades são vivências que têm importância decisiva na formação de hábitos, valores e atitudes.

Não por acaso, a Educação Infantil cada vez mais valoriza o ato de brincar, entendido como momentos e situações em que a criança imagina, constrói significados, aprende noções de convivência e descobre soluções para questões cotidianas, caminhando em direção ao desenvolvimento da sua criativade e à conquista da autonomia.

No Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil consta que “O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.”

Ou seja, brincadeira é coisa séria, principalmente na infância, pois é através dela que a criança abstrai, interpreta e entende a realidade, uma vez que a simula e age diante dela de acordo com o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.

A própria creche como cenário de aprendizado

                                                                                                                          

Nos ambientes onde se dá a Educação Infantil – creches e escolas -, as diversas relações existentes entre alunos, professores, funcionários e famílias propiciam situações que estimulam a criança a conhecer ideias e pensamentos diferentes dos seus, o que favorece a compreensão do outro e a flexibilidade para lidar com problemas diversos. Observar, questionar, ouvir, negociar, ceder e se posicionar viram ações corriqueiras, o que é ótimo para o seu crescimento.

Sendo assim, é recomendável que as instituições organizem, além das atividades com participação somente das crianças, eventos, festas e reuniões com a presença de outras pessoas, o que amplia o universo de convivência dos alunos, gerando novos e interessantes aprendizados.

A Creche Jardim Oceânico trabalha com crianças de 3 meses aos 5 anos e desenvolve projetos pedagógicos que visam o crescimento intelectual e cognitivo dos alunos. O aprendizado acontece naturalmente, de maneira prazerosa, e se dá através de um currículo planejado, que abre espaço para brincadeiras, atividades e vivências adequadas ao desenvolvimento individual, psíquico e motor de cada grupo e de cada criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?