Brincadeiras e jogos: exercícios físicos em casa

Em geral, é na escola ou em atividades extraclasses que as crianças praticam exercícios físicos. Em épocas de quarentena, por conta da pandemia de COVID-19, é fundamental que, mesmo afastados, os pequenos sejam estimulados a não ficarem sentados no sofá ou deitados na cama todo o tempo.

Cada modalidade esportiva ou artística, que desenvolvem as habilidades físicas, entre outras, tem uma particularidade, quanto à proposta de expressividade e ações físicas que aprimoram. Por isso, a importância de uma diversidade de práticas na infância, em casa ou fora dela.

Isolamento social e atividades físicas

Os exercícios físicos são de extrema importância para as crianças, não apenas pelo desenvolvimento das capacidades motoras, mas para o bem estar psíquico. Além disso, eles também contribuem para a noção de integração e relação com o outro.

Existem algumas brincadeiras e práticas que os pais podem fomentar, para deixar seus filhos ativos, canalizando as energias agitadas, típicas da idade. Assim, pelo estímulo psicomotor, é possível que as crianças se cansem e durmam mais cedo diariamente também. O que deixa um tempinho livre para seus responsáveis cuidarem de outros assuntos.

Dentre as brincadeiras, destacam-se jogos, como os de imitação, mímica e adivinhação. Alguns jogos também podem ter teores pedagógicos, com o intuito de ensinar os jogadores sobre valores econômicos e financeiros, médicos, históricos e geográficos.

O estímulo a dançar em casa, sob influência de músicas que a criança goste, e o estímulo a brincadeiras de improvisação, com ou sem objetos e brinquedos, além de serem bons passatempos, também desenvolvem a capacidade imaginativa dos jovens.

Caso a casa tenha espaço, promover circuitos com obstáculos internos ou permitir jogos com bolas ou bambolês também são boas opções.

A Creche Escola Jardim Oceânico está atenta às medidas tomadas para prevenir a disseminação do novo Coronavírus e continua trabalhando para atender aos nosso alunos e à nossa comunidade. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?