Ballet infantil – conheça os benefícios, começando pelo amor-próprio.

A lista de benefícios de aprender ballet na infância é imensa. Vai das vantagens de um exercício físico ao prazer da dança, passando pelo desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais.

Mas uma das mais importantes talvez seja a oportunidade de cultivar o amor-próprio desde cedo.

Sim, isso é estimulado nas nossas aulas para crianças a partir dos 3 anos – que é a época em que o sistema psicomotor começa a assimilar e fixar com mais facilidade os movimentos e os exercícios propostos.

E é sobre os ganhos dessa prática, com especial atenção para a autoestima, que vamos falar neste artigo. Continue lendo e veja.

Amor-próprio: por que é tão importante?

Parece uma coisa simples. Mas a falta dele costuma se refletir negativamente em todas as áreas e por toda a vida.

Quando nós não temos um sentimento verdadeiro de amor por nós mesmos, não temos noção do nosso valor. Aceitamos qualquer coisa, qualquer tratamento, qualquer situação.

E pior: nós mesmos desenvolvemos inconscientemente comportamentos autodestrutivos. E uma série de autossabotagens.

Quanto mais cedo a gente aprende a se gostar, melhor. Dito isso, vamos a essa e às outras vantagens de aprender ballet a partir dos 3 anos.

Quais as vantagens de aprender ballet na infância?

  • Autoestima

Ok, mas como é incentivada a autoestima numa aula de ballet? Por aqui, a tia Brenda trabalha os sentimentos e as emoções. Vai desconstruindo a crença de que ser bonito é fazer parte dos padrões impostos pela sociedade.

E usa técnicas para que cada criança enxergue sua beleza, suas particularidades e se ame de forma genuína.

  • Sociabilidade e novas amizades

Assim como todas as aulas extras que são feitas em grupo, o balé desenvolve habilidades de socialização e, consequentemente, de comunicação. As crianças interagem e acabam aumentando o círculo de amigos.

  • Autocontrole e disciplina

Conhece aquela imagem clássica de como fica o pé da bailarina dentro da sapatilha? Ela ilustra o autocontrole e a disciplina que quem estuda ballet precisa ter. A parte boa é que essa dedicação traz uma capacidade de superação. E, num ciclo virtuoso, acaba criando sentimentos de autoconfiança e autorrealização que se estendem para as outras atividades da criança.

  • Equilíbrio, postura e consciência corporal

Trabalhando a postura e a consciência corporal, o ballet contribui também para promover o equilíbrio, além de habilidades motoras e cognitivas.

  • Memória e consciência sensorial

Outro ganho importante é que a associação entre os movimentos que a criança pratica e o som da música desperta noções de ritmo. E isso ainda fortalece a memória, além de ajudar a criar consciência sensorial.

  • Foco e concentração

E, sim, por mais cheios de energia que sejam os pequenos, eles vão ganhando foco e concentração porque essas habilidades são trabalhadas durante as aulas com exercícios lúdicos e interação.

  • Saúde e peso adequados

Como exercício, o ballet traz benefícios à saúde, melhorando a condição física em geral da criança, além de combater obesidade e o sobrepeso, tão comuns nos dias de hoje.

  • Educação e cultura

E mais dois ganhos para fechar a lista muito bem. Quem dança ballet se aproxima de outras formas de cultura, como música e artes cênicas. E também aumenta sua facilidade de aprender e de memorizar sequências complexas.

Qual o próximo passo?

Que tal conhecer uma aula e pensar nisso para 2022? A Creche Escola Jardim Oceânico terá um imenso prazer em receber você e os seus filhos para essa e outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?