Aula de informática na educação infantil: quais as vantagens

Como apresentar o mundo digital para as crianças? Qual a idade ideal para começar? Não é melhor o meu filho aprender a ler antes de usar computador?

Claro que questionamentos como esses fazem parte do repertório de qualquer papai e mamãe.

Por isso, vale a pena continuar aqui com a gente.

Pretendemos contribuir com uma série de reflexões sobre o quanto vale a pena o seu pequeno iniciar as aulas de informática desde cedo, ainda na educação infantil.

Sim, elas funcionam como grandes aliadas para a alfabetização e ainda vão além. Extrapolam o sentido pedagógico.

O que está em jogo não é só a aquisição de saberes, mas uma formação integral.

Acompanhe aqui:

  • Quais os benefícios das aulas de informática para o desenvolvimento dos pequenos
  • Que valores e habilidades são trabalhados quando se tem aulas de informática na educação infantil
  • Quais os cuidados para que a aula de informática na educação infantil seja um processo lúdico e eficaz
  • Quais as nossas percepções sobre as aulas de informática na educação infantil

Quais os benefícios das aulas de informática para o desenvolvimento dos pequenos

A aula de informática traz diversos benefícios para o desenvolvimento dos nossos pequenos.

Veja alguns deles:

  • coordenação motora, atenção e concentração
  • controlevisomotor
  • familiarização com o equipamento e softwares
  • percepção visual: identificação de cor, forma, tamanho, posição, contagem, sequência e outros elementos
  • organização espacial: reconhecimento de posição, espaço e lateralidade
  • curiosidade e memória visual
  • desenho, exploração de palavras e escrita e raciocínio lógico
  • iniciativas nas tomadas de decisões das escolhas

Que valores e habilidades são trabalhados quando se tem aulas de informática na educação infantil

Até há relativamente pouco tempo, a educação era bem unilateral e compartimentada. Funcionava basicamente com um professor como grande detentor do conhecimento e centro do aprendizado.

Hoje tudo isso está sendo bastante questionado.

A construção do saber é algo muito mais dinâmico, ativo e social. Envolve uma série de valores e habilidades que são facilitados com o apoio dos computadores e da internet, como:

  • diálogo
  • democracia
  • horizontalidade
  • independência
  • protagonismo
  • proatividade
  • colaboração
  • troca
  • diversão
  • interatividade
  • criatividade
  • consciência
  • cidadania

Quais os cuidados para que a aula de informática na educação infantil seja um processo lúdico e eficaz

Claro que é preciso ter vários pontos de atenção para que os benefícios de fato aconteçam.

As aulas de informática para os pequenos exigem imensa responsabilidade – além de metodologia, acompanhamento de perto, comunicação e, claro, regras.

Para que essa introdução à tecnologia seja realmente prazerosa e traga os resultados pretendidos, por exemplo:

  • nossas aulas não são aleatórias: elas estão ligadas aos conteúdos pedagógicos – o computador é apenas uma ferramenta que atrai a atenção para os temas que vamos desenvolver
  • como nosso lema é “aprender brincando”, fazemos questão de aproveitar toda a ludicidade que essa tecnologia permite – dos softwares educacionais aos games, passando por músicas, cores, desenhos, interatividade etc.
  • os computadores não ficam o tempo todo disponíveis para os alunos – fazem parte de um roteiro pré-estabelecido e monitorado pelos professores
  • levamos em conta que o uso da tecnologia deve ser dosado. Caso contrário, pode causar uma série de problemas em várias áreas
  • estimulamos a formação de grupos, a curiosidade e o protagonismo das crianças

Quais as nossas percepções sobre as aulas de informática na educação infantil

A gente observa todos esses ganhos com os nossos aluninhos. E mais. Na prática, a experiência com computador é incrível.

Este ano, o nosso Maternal I teve sua primeira aula de informática e foi encantador.

Eles enxergam essa ferramenta como mais um brinquedo – entre tantos que temos aqui – a ser explorado. E com uma grande vantagem em relação a nós adultos. Os pequenos não estão preocupados se vão errar ou estragar o equipamento.

Com isso, aprendem com mais leveza, aprendem com todo o interesse, aprendem brincando!  E você? O que acha desse assunto? Deixe o seu comentário aqui nessa página que vamos amar saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?