A importância do ensino do folclore para as crianças

O folclore brasileiro, que tem seu dia comemorado no dia 22 de agosto, é marcado por tradições das culturas portuguesas, africanas e indígenas. Essa ancestralidade pode ser percebida no universo dos provérbios, cantigas, lendas, costumes e crenças populares, brincadeiras, danças e comidas típicas. O folclore representa a base cultural e de valores de um povo, que são passados de geração em geração.

Ensinar para crianças e jovens sobre nosso folclore é muito importante porque desperta, desde cedo, uma curiosidade genuína sobre nossos antepassados e estimula o interesse pela riqueza cultural e diversa de cada região do país.

No Brasil, os estudos do folclore remontam à Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Monteiro Lobato. Esses escritores e intelectuais interessaram-se pela riqueza de nossos personagens, mitos e lendas, e buscaram registrar essas narrativas populares para a posteridade. 

As cantigas, lendas, festas populares e os jogos coletivos são as características mais fortes presentes no estudo do folclore brasileiro. A abordagem dessa tradição na educação infantil permite que as crianças resgatem a memória de um movimento sem idade declarada, com o objetivo de manter viva a história cultural do país e de enfatizar a riqueza e a pluralidade de nossa cultura. Além disso, o folclore brasileiro é sinônimo de união, afetividade e tradição, valores muito importantes para a formação de cidadãos conscientes.

Ao aprender sobre essa tradição as crianças fazem uma reverência ao passado e criam um espírito de identidade cultural, essencial para a formação de adultos capazes de dar continuidade a essa memória cultural coletiva no futuro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?