Desde antes da invenção da escrita, o homem usa a oralidade e outras formas de comunicação para transmitir conhecimentos, informações e fatos. Por isso, pode-se dizer que os contadores de histórias nasceram com a humanidade. Ao longo do tempo, uma ampla produção de contos infantis acabou auxiliando no desenvolvimento das crianças, reforçando os laços delas com outras gerações, ensinando-as alguns valores e saberes necessários para o convívio em sociedade.
A contação de histórias traz inúmeros benefícios para os pequenos, como o estímulo à imaginação e à criatividade e a facilitação do aprendizado, entre muitos outros. A Jardim Oceânico, creche e escola no Rio de Janeiro, montou uma lista do porquê é imprescindível que pais contem histórias para seus filhos.
Histórias para o cérebro
Como dissemos acima, a contação de histórias traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. A ampliação de vocabulário e o aprendizado da língua são os mais óbvios. Ambos são feitos de palavras e se alimentam um do outro. Quanto mais histórias seu filho ouvir, mais eles vão assimilar vocábulos, estruturas e como a língua materna funciona.
Outra vantagem é o estímulo à imaginação, criatividade e curiosidade. Narrativas infantis são muito visuais e com enredos que proporcionam a criança enxergar a história se desenvolvendo em sua imaginação. Livros infantis também são escritos visando incentivar a criança a se perguntar o que vem depois e a criar suas próprias narrativas ou a contar os acontecimentos da sua vida em forma de contos.
Além disso, histórias ajudam no desenvolvimento psicológico e moral. Contos infantis foram criados com o objetivo de ensiná-las o que é certo e o que é errado, bom e mau, além das consequências da desobediência. Elas também têm um papel fundamental na formação do pensamento crítico e da solução de problemas.
Histórias para o coração
O ambiente fictício e fantasioso das histórias proporciona para a criança uma forma segura e saudável de vivenciar variadas emoções, como o medo e a ansiedade. Isso desenvolve a inteligência emocional, o que melhora a saúde mental delas e facilita com que elas lidem com “emoções ruins” de forma mais tranquila e equilibrada.
A contação de histórias também amplia os horizontes através da auto-identificação. Ao ver personagens parecidos com eles vivendo diferentes vidas e aventuras, a criança aprende que ela também pode fazer coisas fantásticas. Além de entender que o mundo é feito de pessoas diferentes com histórias diferentes, criando empatia.
A importância do envolvimento dos pais
O momento de contação histórias é um momento de conexão e aproximação entre pais e filhos, cria memórias para ambos os lados. Pode ser, também, uma forma de diversão e entretenimento, especialmente, se forem usadas atividades para desenvolver e criar a história juntos.
A Creche-Escola Jardim Oceânico também usa histórias fictícias para auxiliar o desenvolvimento dos alunos. Acesse o nosso site.