A importância da psicomotricidade na educação infantil

A psicomotricidade é sustentada por três pilares básicos, segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade): o movimento, o intelecto e o afeto. Daí, já consegue-se inferir que esta ciência relaciona a ação concreta com a possibilidade de se abstrair os conceitos da realidade, através da própria experiência, no intuito de uma melhor interação social e aprendizado. Assim como estimula a relação com as coisas, objetos e situações cotidianas que envolvam ou não o próximo.

O assunto que corresponde à interferência da tecnologia no processo cognitivo tem sido pauta de departamentos de pedagogia, desde que os celulares viraram moda entre as crianças, e passaram a ocupar, junto com computadores e tablets o espaço da educação infantil. Não se pode negar o quanto estas ferramentas ampliam as possibilidades de aprendizado. No entanto, não usadas da maneira adequada, elas restringem as crianças em uma das partes mais essenciais da primeira idade: a brincadeira e o estar em grupo.

Como o mundo virtual limita a interação inter-pessoal, pois não precisa-se sair de uma sala para se entrar no mundo cibernético, as habilidades que se desenvolvem na interação com o outro ao ar livre, a partir de reflexos motores, cognitivos e afetivos, podem não ser assimiladas plenamente. Por isso, as escolas tem cada vez mais investido em atividades pertinentes ao brincar para estimular o aprendizado.  

Por esta razão, estudos sobre psicomotricidade tem ganhado espaço em ambientes pedagógicos, deslocando-se uma visão unicamente clínica sobre esta disciplina para uma visão também educacional. Uma vez que a escola é o espaço onde a criança expande seus primeiros contatos com símbolos, com a consciência analítica e com as correspondências entre o mundo concreto e o abstrato, a psicomotricidade se faz uma importante ferramenta de apoio à educação infantil.

Através dela, a criança começa a ter maior consciência de seu corpo, do ambiente e de como o movimento é importante para suas descobertas, assim como para o processo de comunicação com seus colegas. Bem trabalhada nas escolas, a psicomotricidade possibilita a assimilação de fatores como lateralidade, esquemas corporais, organização e noção espacial. Tudo isto, acaba influenciando a percepção de mundo por parte da criança e pode definir, já nos primeiros anos de vida, a atitude dela perante as situações formadoras do caráter.

A Creche e Escola Jardim Oceânico se preocupa com o desenvolvimento psicomotor do seu filho e oferece atividades relacionadas à esta disciplina. Aqui, aliamos segurança, conforto e um projeto pedagógico que estimula o seu bebê desde os três meses até os cinco anos de idade. Experiências interativas e atividades cognitivas, como capoeira, educação física, música e inglês, fazem parte do nosso dia-a-dia. Com valores que incluem a distribuição de amor, o cuidado com atenção e o comprometimento, a Creche e Escola Jardim Oceânico possui profissionais especializados, que respeitarão a particularidade do desenvolvimento do seu filho em cada fase. Assim, o aprendizado acontece naturalmente e de maneira prazerosa. Visite nosso site e entre em contato conosco. Venha nos conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

× Como podemos te ajudar?